Villeneuve arrasa Verstappen

Antigo campeão mundial diz que o piloto holandês “ainda vai matar alguém”

Palavras duras de Jacques Villeneuve: Max Verstappen está a ser protegido pela Federação Internacional do Automóvel (FIA). Para o antigo campeão mundial de Fórmula 1, só isso explica a falta de ação do organismo em relação ao comportamento do jovem piloto holandês em pista.

“O problema é a FIA, porque parece que ele está a ser protegido. Querem que ele seja uma estrela”, afirmou o campeão do mundo de 1997 em declarações ao “Motorsport.com”, considerando "inaceitável" o que Verstappen fez no Grande Prémio da Bélgica. “É muito exagerado. O início faz parte das corridas. Mas qualquer piloto sabe que se fores para o interior da curva ali vai haver um acidente, porque não há espaço para todos. Portanto se fizeres uma má partida aceitas essa situação. Mas o problema não está aí. É que ele queixa-se dos outros pilotos. ‘Eles destruíram a minha corrida’ – foi o que ele disse. Mas o que fez a seguir é inaceitável. Com o Kimi, na reta [de Kemmel], e também com o Vettel. Acalma-te. Caso contrário ainda vais matar alguém”, atirou Villeneuve.

“Na Alemanha aconteceu o mesmo. Ele mudou de direção na reta da meta, e o Nico [Rosberg] falhou o ponto de travagem. Eles acabam por sair largo, mas o Nico é que recebe a penalização. Por algo que não valia a pena e em que ele nem sequer era culpado. Portanto há qualquer coisa aqui de errado. Não sei, mas é algo que me deixa furioso. Há vinte anos alguém teria colocado o Max numa árvore", disparou.

Já ontem, Niki Lauda havia defendido Kimi Raikkonen das acusações de Max Verstappen, que apontou o finlandês da Ferrari de ter sido o causador da colisão, que envolveu também Sebastian Vettel, na primeira curva do Grande Prémio da Bélgica. “As críticas de Kimi foram totalmente justificadas. Ele [Max] precisa de um psiquiatra, quando diz que a culpa é do Raikkonen”, afirmou o antigo tricampeão à televisão alemã RTL. “É um jovem com talento, um dos melhores do século, mas se não percebe que fez algo de errado, vou falar com o Jos [pai de Max], que deve falar com o filho. Foi muito além dos limites.”