Tim Cook: “Somos o maior contribuinte na Irlanda”

CEO da Apple diz que decisão europeia foi “disparate político”

Tim Cook considera "um disparate político" a decisão de Bruxelas de pedir à Apple para pagar à Irlanda 13 mil milhões de euros por impostos não cobrados entre 2003 e 2014. 

"Foram buscar um número não sei onde. Durante o ano em que a comissão diz que pagámos essa taxa de imposto, pagámos 400 milhões de dólares. Devemos ser o maior contribuinte na Irlanda nesse ano", disse em entrevista ao jornal Irish Independent, garantindo que não houve benefício de um tratamento fiscal privilegiado da Irlanda e disse esperar que o país recorra da decisão, destacando que a Apple também vai recorrer, dizendo que "não tem de se desculpar" e que o governo irlandês "não fez absolutamente nada de mal"..

"Estamos na Irlanda há 37 anos, temos uma história de amor longa e estou confiante que o governo vai tomar a decisão certa, mantendo-se firme e ripostando", adiantou, mas em declarações à televisão RTE.

Logo depois de ter sido anunciada a decisão de Bruxelas, a Irlanda indicou que iria recorrer, mas a decisão não foi tomada e o governo vai reunir-se na sexta-feira sobre o assunto.