Um aquário para “humanizar” Serviço de Oncologia do Hospital de Portimão

Projeto ‘HOPE’ “irá ter continuidade, através de ações solidárias que possam contribuir para melhorar a sociedade”

"Há estudos, de universidades dos EUA e de Inglaterra, que fundamentam que a contemplação de fauna aquática traz efeitos benéficos para a saúde", explica Pedro Bernardo, citado pelo Sulinformação, acerca do aquário de grandes dimensões neste domingo instalado na sala de tratamentos do Serviço de Oncologia do Hospital de Portimão, no Algarve.

Este equipamento visa "humanizar um espaço de grande sofrimento emocional". Um grupo de voluntários, amantes da aquariofilia, uniu-se à equipa do Hospital de Dia da Oncologia da unidade hospitalar de Portimão para instalar um aquário de 300 litros, na sala onde os doentes oncológicos passam largas horas a fazer quimioterapia.

Trata-se de um projeto inédito não só em Portugal, mas mesmo em todo o mundo. «Um aquário assim, numa sala de tratamento de quimioterapia, não existe nem em Portugal, nem em sítio nenhum do mundo», garante Pedro Bernardo, com entusiasmo.

"Fazemos o que podemos para harmonizar o ambiente para que os nossos doentes que, por vezes, passam cá muitas horas em tratamento, se sintam mais confortáveis. Enquanto contemplarem os peixes poderão abstrair-se do resto e é esta serenidade que lhes pretendemos proporcionar", reforçou Helena Mendes, enfermeira chefe do serviço.

Segundo a responsável, o aquário instalado na sala de tratamentos do hospital de dia do Hospital de Portimão, nasceu "da vontade dos profissionais do serviço em melhorar as condições para os doentes oncológicos, com um equipamento que transmite grande serenidade, devido ao seu impacto visual".

"Manifestámos a nossa vontade de melhorar a qualidade do serviço e, através das redes sociais, gerou-se uma onda de solidariedade, com contribuições de materiais e donativos, que resultou na concretização dessa vontade", frisou Helena Mendes, acrescentando que o projeto foi desenvolvido por uma associação local, "uma vez que o serviço está impedido de receber contribuições diretamente".

O projeto designado 'HOPE' foi iniciado em dezembro de 2015 e assumido pela Associação Teia D'Impulsos em parceria com o Fórum aquariofilia.net, que tem cerca de 70 mil membros.