Procura de quartos para arrendar duplica em apenas um ano

Aumento na procura tem sido acompanhada por uma subida generalizada dos preços em todo o país.

A procura de quartos para arrendar tem vindo a aumentar em Portugal. De acordo com um estudo do portal de arrendamento Idealista, o interesse por este tipo de solução duplicou em apenas um ano. Uma tendência que se tem feito acompanhar por uma subida generalizada dos preços em Portugal: foi registado um aumento de 9% nos últimos 12 meses, o que representa um acréscimo de cerca de 220 euros por mês.

O relatório mostra ainda que o interesse despertado pelo arrendamento de quartos aumentou 123%, nos primeiros seis meses de 2016, ultrapassando assim o dobro de pesquisas realizadas no primeiro semestre de 2015.
Já no que respeita ao aumento dos preços, a verdade é que os maiores aumentos foram registados nos principais distritos do país. 

Lisboa é o distrito com os quartos mais caros do país, colocando o custo de arrendamento nos 257 euros mensais. Seguido pelo Porto (209 euros por mês) e Coimbra (173 euros) sendo este o distrito mais económico.

Como são as pessoas que partilham casa? O primeiro relatório deste género feito por este portal de arrendamento permite ainda perceber qual é o perfil das pessoas que em Portugal optam por este tipo de solução. No geral, falamos de pessoas com cerca de 30 anos, que procuram sobretudo viver no centro das grandes cidades, que não fumam e que não têm animais de estimação. 

No entanto, é possível ainda observar que a média de idades varia muito em função das diferentes zonas do país. O distrito onde a média das idades é superior é Lisboa, onde ronda os 31 anos. Já no Porto, esta média desce para os 29 anos.

Por outro lado, Coimbra, conhecida pela sua tradição estudantil, apresenta uma média de idades muito mais baixa. Os habitantes de casas partilhadas nesta cidade rondam os 26 anos.

Além destas conclusões, os dados publicados neste relatório revelam que o arrendamento de quartos deixou de ser uma opção habitacional apenas para estudantes, convertendo-se também na opção eleita por jovens nos seus primeiros anos no mercado de trabalho e em alguns casos até mais tarde. 

A verdade é que os dados analisados provam que a atual realidade do mercado de arrendamento faz com que seja difícil para muitas pessoas solteiras ou separadas conseguir suportar as despesas que uma casa acarreta. E é neste contexto de grandes dificuldades que o arrendamento de um quarto ganha expressão por ser a opção mais vantajosa.

E mesmo para quem é casado, nem sempre os preços das casas são comportáveis. Até porque os valores têm vindo a aumentar nas diversas modalidades. Por exemplo, no caso das habitações já usadas em Portugal, os preços subiram cerca de 5,4% durante o segundo trimestre do ano. Com esta subida, o preço da habitação passou a situar-se nos 1.187 euros/m2.

Por outro lado, o estudo sobre arrendamento de quartos em Portugal mostra ainda que a partilha de uma casa continua a ser um estímulo para muitos jovens com vontade de serem independentes e de sair da casa dos pais, uma tendência que se espera ver aumentada nos próximos anos.