Presidente filipino insulta Barack Obama

Obama e Duterte vão estar reunidos na próxima terça-feira

Presidente filipino insulta Barack Obama

O presidente filipino Rodrigo Duterte disse esta segunda-feira que Barack Obama não deve duvidar das capacidades do seu país no que diz respeito à forma como lidar com os problemas relacionados com o tráfico de droga.

Duterte foi mais longe e afirmou que não aceita lições de direitos humanos vindas do presidente dos Estados Unidos, dizendo que Obama é “filho de uma prostituta”. "Quem é ele (Obama) para me confrontar?", acrescentou.

Estas afirmações surgem no seguimento de uma questão colocada por um jornalista, que sugeria que Obama poderia vir a questionar as Filipinas sobre as 2400 mortes em dois meses provocadas pela guerra contra o trágico de droga.

"Os traficantes de drogas vão continuar a ser mortos, até que as drogas estejam fora das ruas", afirmou Duterte na mesma conferência de imprensa.

Recorde-se que o presidente filipino irá encontrar-se com o seu homónimo norte-americano na terça-feira à tarde, numa reunião inserida na conferência de líderes mundiais organizada pela Associação das Nações do Sudeste Asiático.

Entretanto, Obama reagiu às afirmações de Duterte, dizendo que este é um homem “colorido” e que a reunião entre ambos não tem qualquer utilidade.