Apple apresenta o iPhone 7

A Apple acaba de revelar o novo iPhone. Detentor de um recorde de especulações e notícias, era o dispositivo mais aguardado no segmento dos smartphones, e por muitos, considerado  ‘o smartphone’.

Lançado pela primeira vez a 29 de Junho de 2007, foi pioneiro no design, tecnologia e ideias. E em 2016? O seu percurso tornou-se um feito de vendas e ‘lutas’ (com a Samsung), e apesar da queda nas vendas no ano corrente, mantêm intacto o seu carisma e os seus fieis.

Em muito contribui o seu legado, o seu design, funcionalidades de um sistema fechado quase à prova de bala e de utilização simples, fácil de tocar, aprender. E os recursos? Esse é outro fator diferenciador, não precisa de processadores octa-core ou 3Gb de RAM, o iOS funciona como uma máquina bem oleada que gere recursos e oferece desempenho. E este iPhone 7?

É diferente! Na primeira impressão surge um iPhone, negro, com um corpo de alumínio único, onde todos os orifícios são talhados. O que se destaca, e dá razão a tantas imagens que surgiram, foram as duas câmaras traseiras. Mas nota, só na versão PLUS. É uma novidade no iPhone…mas já antes vista nos concorrentes LG G5 e Huawei P9, este último com lentes Leica. Mas não é um defeito, é mais uma virtude, ou acrescentar poder à fotografia.

O corpo, apesar de semelhanças, difere em pormenores, como a inserção das antenas, que permitiu esconder as 'listas' na traseira. Ao invés, apenas contornam o topo de modo discreto. Em redor, as formas são bastante arredondadas, num misto de conforto e ergonomia. Do outro lado surge o ecrã Retina, que agrega Cores Cinema Standard e Colour Manegment, além de uma luminosidade acrescida na ordem dos mais 25%. E claro, tem tecnologia Force Touch. Já o rumor que indicava a extinção do botão Home não passou disso mesmo, rumor. Não só não desapareceu, como mantém as suas características, mas adiciona rapidez na leitura de impressões digitais e afins.

Voltamos à câmara principal, formada por um conjunto de seis lentes, possui uma abertura de f/1.8, um Quad-LED True Tone Flash, sensor de estabilização óptico de imagem e um novo sensor de 12mp. Nota para a tecnologia ISP, que lhe permite captar uma foto, cria camadas e auto ajusta foco, cores, exposição, negros e brancos e etc, tudo numa questão de 25 milísegundos. Tem a promessa de ser um motor inteligente na busca da melhor foto.

Há inclusive novos modos de edição de fotografia, filtros e controlos rápidos.

No iPhone 7 Plus há um novo 'mundo', duas câmaras dotadas de tecnologia. Permite optar pela mais apropriada à situação, ou conciliar lentes duplicando a qualidade da foto. Junta novos modos para fotografia como o Portrait, um modo avançado que reconhece face ou corpo, isola e cria um efeito de profundidade, à qual adiciona um 'blur' para ajudar ao destaque. Também há novas funcionalidades no zoom.

A câmara frontal é denominada de FaceTime HD e possui um sensor de 7mp.

E se duplicou a câmara, duplicou também o som. É fenomenal a inclusão de duas colunas, uma em cada extremidade. Sim, pela primeira vez o iPhone consegue criar, oferecer uma distribuição de som uniforme e envolvente quando assistimos um vídeo, música ou filme. Ainda no campo áudio e, como anunciado, perdeu a entrada jack 3,5. Confirma-se por isso a responsabilidade da entrada Lightning como fonte de alimentação, dados e som neste iPhone. Mas não descuraram em 'oferecer' um adaptador para jack 3,5.

Nada faria sentido sem desempenho, e o iPhone 7 e iPhone 7 Plus partilham o processador A10, um processador quad-core com nova arquitetura. O futuro o dirá, mas é anunciado como 240 vezes mais rápido que o original iPhone. Este processador vem acompanhado de gestão energética optimizado,  integrando dois núcleos de alto desempenho e dois núcleos de alta eficiência, capazes de funcionar apenas a um quinto desempenho. 

A capacidade de armazenamento 'esqueceu' os 16GB, e este iPhone 7 começa nos 32, 64 ou 128GB.

Ambos os telefones incluem suporte para LTE Avançada, que lhe permite atingir velocidades de transferência de dados até 450 Mbps e, no Japão, o iPhone incluirá a tecnologia FeliCa contato, semelhante ao NFC, para usar cartões de crédito e pré-pagos.

As funcionalidades obrigatórias estão mais rápidas, e a SIRI está mais inteligente, assim como o iMessage, a aplicação nativa para mensagens entre iOS que recebeu novos 'bonequinhos'  fundos ou animações. Novidade é, e pela primeira vez no mundo Apple, este iPhone 7 ser resistente à água ou pó. Possui a certificação IP67.

Há ainda outra novidade no campo áudio denominado AirPods. O design habitual, mas sem fios. Utilizam um potente modo sem fios, sensores internos e microfones. A marca alega a mesma qualidade de aúdio, mas sem fios e de modo inteligente. Usa os microfones para reconhecer movimento, ruído e sons para aprimorar o que ouvimos. E duram 25 horas em utilização.

Já em conjunto com a recém adquirida Beats, a marca lança também uma nova  coleção de auscultadores wireless compatíveis.

O iPhone começa a ser distribuído por 25 países a partir de 16 de setembro e chega em negro brilhante, cinza escuro, dourado, prateado e o rosa.