Alojamento local em Portugal vai ser alvo de inquérito

Iniciativa é da AHRESP e vai arrancar em Lisboa.

A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai promover um inquérito sobre a realidade do setor de alojamento local. A ideia, de acordo com a mesma, é fazer um "levantamento exaustivo” de informação acerca destes estabelecimentos.

Com esta iniciativa, a associação pretende "identificar com mais detalhe a realidade do alojamento local no país, começando pela região de Lisboa, para poder compreender melhor o seu papel na indústria da hotelaria e do turismo e, assim contribuir para o crescimento e o desenvolvimento da oferta turística", salienta.

O inquérito vai ser “dirigido a mais de cinco mil unidades de alojamento local” e vão ser recolhidos dados sobre “o perfil dos respetivos empresáros e hóspedes”, assim como análise a componentes da procura e da oferta.

Atualmente, existem cerca de 30 mil estabelecimentos de alojamento local registados em todo o país, segundo dados do RNAL, que considera todos os estabelecimentos que prestam serviços de alojamento temporário a turistas, mediante remuneração, e que reúnam os requisitos do respetivo regime jurídico.O inquérito junto dos empresários de alojamento local vai ser realizado em parceria com o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a empresa Sítios, que se dedica à prestação de serviços ao turista e à indústria turística nacional, e com o apoio do Turismo de Portugal, referiu a AHRESP.