Vela de cruzeiros reinicia as competições no Norte

O Troféu Milaneza é um dos mais importantes campeonatos que irão decorrer no norte do país.

Terminado o verão, a vela de cruzeiros retoma a competição nas águas de Leixões em mais uma iniciativa do Clube de Vela Atlântico. O tradicional Troféu Milaneza, um dos mais importantes campeonatos no Norte do País, terá lugar nos próximos dias 24 e 25 de setembro sendo igualmente Campeonato Regional de Cruzeiros. 

Este é um evento muito esperado por todos os velejadores da zona Norte do país, uma vez que consagrará o Campeão Regional da classe ORC. Este ano, o evento incluirá também regatas para as classes SB20, Platu25 e Dragão.

As classes de cruzeiros sempre foram muito apreciadas pelos velejadores pela prática de vela em equipa, ou em muito casos em família, permitindo assim aos velejadores momentos de socialização e descontração, mas ao mesmo tempo num ambiente extremamente competitivo. Mais uma vez as frotas nortenhas estarão juntas, chamando a Leixões as tripulações locais, do Douro, de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim.

Associada a este evento existe sempre a envolvente social com a realização de um almoço para todos os velejadores como é apanágio de todas as organizações levadas a cabo pelo CVA.

Na edição anterior os velejadores do CVA levaram a melhor sobre a concorrência. Nuno Amado com o seu Plano B levou o título da classe ORC, que associou ao título de campeão de Portugal que já ostentava. O Mui Gin de Pedro Barbosa foi vencedor na classe Platu25 e o Another Affair de João Pestana levou o título de SB20. Esta edição contou com 16 barcos com cerca de 80 velejadores participantes.

Para este ano esperam-se novas surpresas e mais participantes do que na edição anterior devido ao crescente sucesso deste evento e à excelente organização do Clube de Vela Atlântico.

No fim de semana seguinte, decorrerá a Regata Luís Ferreira Alves, numa colaboração entre o Clube de Vela Atlântico e o Clube Naval Povoense. 

Trata-se de uma regata costeira a ligar as cidades da Póvoa de Varzim e do Porto, numa competição que homenageia um grande velejador, sempre no ativo, que associa a sua paixão pela vela à reconhecida arte fotográfica que faz dele o mais famoso fotógrafo de arquitetura do País, com obras reconhecidas por todos.

Não faltam, portanto, boas oportunidades para se disfrutar das excelentes condições de vento e mar que o Norte de Portugal oferece aos apaixonados por este desporto.