Sócrates acusa Marcelo de querer “tomar parte” no processo

Marcelo visitou o DCIAP no passado dia 7 de setembro

O antigo primeiro-ministro José Sócrates afirmou que a visita de Marcelo Rebelo de Sousa ao departamento responsável pela investigação da Operação Marquês representou um sinal político de apoio à instituição em causa.

"Ao visitar o DCIAP (Departamento Central de Investigação e Ação Penal) uma semana antes daquilo que – já se estava mesmo a ver que era mais um adiamento (do prazo para a conclusão do inquérito da Operação Marquês) o Presidente da República decidiu tomar parte", disse Sócrates numa entrevista à TSF.

"Fez um sinal político que não me escapou. De quem entre aqueles que abusam do poder — como é o caso do Ministério Público — o Presidente da República decidiu assim, do ponto de vista simbólico, visitar o DCIAP para sinalizar que está do lado de uma instituição contra o indivíduo", acrescentou.

Marcelo visitou o DCIAP no passado dia 7 de setembro e não quis tecer comentários quando questionado pelos jornalistas sobre o facto de ali decorrerem casos como o de José Sócrates e do antigo presidente do BES Ricardo Salgado.

"Eu só vim aqui dizer uma coisa: que é por um lado ouvir, ver as condições a trabalho e dar o estímulo ou dar o apoio do Presidente da República no sentido daquilo que os portugueses desejam, que é que seja realizada justiça e que ela aqui comece por uma unidade de investigação muito especializada da criminalidade muito complicada, mas que por isso mesmo preocupa os portugueses", afirmou na altura.