EUA querem que Deutsche Bank pague 12.5 mil milhões

Em causa está um processo judicial pelo papel do banco alemão na crise de 2008

O Departamento de Justiça americano exige que o Deutsche Bank pague 14 mil milhões de dólares (12.5 mil milhões de euros) em compensações pelo papel que a instituição germânica teve no estalar da crise financeira mundial em 2008.

A notícia, avançada pelo próprio banco, provocou já uma queda da cotação do Deutsche Bank na sessão desta sexta-feira. Em comunicado, o banco alemão, refere que não vai pagar uma quantia tão elevada para encerrar o processo, esclarecendo que “as negociações estão agora a começar”, recordando que os acordos com outros bancos foram alcançados “por valores mais baixos”.

As autoridades americanas acusam o grupo alemão de ter vendido títulos de dívida do mercado imobiliário norte-americano, o que contribui para o colapso do setor dando início ao que ficou conhecido como o “subprime”.

Antes, já o Citigrou tinha acordado pagar 7 mil milhões de dólares (cerca de 6.2 mil milhões de euros) em compensações pela atuação semelhante, e ainda este ano o Goldman Sachs aceitou desembolsar 5 mil milhões de euros (cerca de 4.5 mil milhões de euros).