França. Copos e talheres de plástico vão ser abolidos

Em 2020 já não haverá copos, talheres e pratos de plástico em França

Primeiro foram os sacos e agora é a vez dos copos, pratos e talheres de plástico de dizer “au revoir” ao mercado francês. Os fabricantes têm até 2020 para substituir o plástico pelos materiais biodegradáveis.

A ideia partiu do partido ecologista os Verdes, que pretendiam que a medida fosse tomada já para o ano. Ségolène Royal, ministra do Ambiente, da Energia e do Mar opôs-se inicialmente considerando a medida “anti-social”, alegando que estes materiais eram essencialmente usados por famílias de baixos rendimentos. Dada a pegada ambiental inegável que estes materiais deixam, acabou por ceder.  

Segundo as novas regras, serão proibidos todos estes tipos de material que não sejam biodegradáveis ou que, em alternativa, possam ir para unidades de compostagem doméstica.

Se os ecologistas aplaudem e esperam que a decisão vire moda noutros países, os fabricantes estão, como seria de esperar, menos entusiasmados. Os representantes já se uniram e pediram mesmo à União Europeia que intervenha, alegando que a medida “viola a livre circulação de bens”.