Collina reconhece erro de árbitro no Ucrânia-Inglaterra

É um dos árbitros mais competentes das últimas décadas tutela hoje a arbitragem da UEFA, e admitiu que houve um erro

é um dos árbitros mais carismáticos, populares e competentes das últimas décadas, e agora tutela a arbitragem da uefa. comentando o caso mais polémico – até este momento – no euro 2012, pierluigi collina diz que a equipa de juízes liderada pelo húngaro viktor kassai errou.

«cometemos um erro. quem me dera que não tivéssemos cometido o erro, mas cometemos», declarou ontem o antigo árbitro italiano, que depois apresentou a justificação possível: «os árbitros são seres humanos e os seres humanos cometem erros».

recorde-se que no polémico lance, john terry cortou a bola quando esta já estava dentro da baliza e inglaterra acabou por vencer por 1-0, resultado que apurou o conjunto britânico e afastou os co-anfitriões.

viktor kassai não vai voltar a apitar neste euro 2012, mas collina diz que não se trata de uma punição, mas que se deve antes à pressão de que seria alvo. «kassai é um dos melhores árbitros da europa», vincou o responsável da uefa.

a verdade é que o erro em pouco pode ser imputado ao árbitro principal, dada a aposta da uefa nos juízes de baliza, precisamente para ajudarem a determinar estes casos – enquanto que a fifa, por seu turno, está a testar novas tecnologias. esta terá sido a única vez em que, das 16 vezes que foram chamados a ajudar os árbitros principais, os árbitros de baliza se revelaram falíveis. além disso, o lance é precedido de fora-de-jogo dos atletas ucranianos.

em defesa dos juízes do euro, o organismo que tutela o futebol europeu diz ainda que em 302 decisões duvidosas nos 24 jogos disputados até agora, 289 foram correctas, e só as restantes 13 foram incorrectas. uma percentagem de 95,7%, que collina extrapola para os outros intervenientes de jogo: «se um avançado acertasse na baliza em 95% dos remates seria um óptimo desempenho».

ap/sol