SABMiller desaparece depois de fusão das maiores cervejeiras do mundo

A fusão deverá provocar a demissão de pelo menos 5500 trabalhadores nos próximos três anos.

A Anheuser-Busch InBev vai ser a única marca que se irá manter após a fusão histórica com a antiga rival SABMiller, criando um gigante na indústria mundial de cerveja . As duas maiores cervejeiras do mundo chegaram a um acordo avaliado em mais de 92 mil milhões de euros na segunda metade do ano passado, no entanto, o processo de aprovação do negócio ainda decorre. 

De acordo com as empresas, o nome SABMiller irá desaparecer depois do negócio estar concluído e o portfólio de ambas as cervejeiras passará a ser gerido unicamente sob a designação da AB InBev. 

O anúncio foi feito após a votação dos acionistas da Anheuser-Busch, que aprovaram em Bruxelas o negócio. Falta agora a operação receber luz verde dos 75% dos acionistas da SABMiller, que deverá ser dado esta tarde em Londres.

A sede do líder mundial do setor de cervejas ficará na cidade belga de Leuven e a "administração funcional" da empresa será instalada em Nova Iorque.

A AB InBev anunciou em agosto que as atividades do novo grupo serão organizadas "em nove zonas geográficas". As operações da América do Norte serão concentradas em Saint Louis (Louisiana), as da América Central no México e as da África em Johannesburgo.

A fusão deverá provocar a demissão de pelo menos 5500 trabalhadores nos próximos três anos.