Ucrânia. Investigadores dizem que voo MH17 foi abatido por míssil russo

Uma equipa internacional de investigadores concluiu que a queda do avião da Malaysia Airlines, no verão de 2014, se deveu ao lançamento de um míssil russo, disparado por forças rebeldes pró-separatistas do leste da Ucrânia.

Na apresentação dos resultados da investigação, esta quarta-feira, em Nieuwegein, nos Países Baixos, Wilbert Paulissen, chefe da polícia holandesa, que fez parte das pesquisas, referiu que o “voo MH17 foi abatido por um míssil ‘Buk’”, que veio de uma base militar situada “em território da Federação Russa”.

Antes da divulgação dos resultados, Dmitri Peskov, porta-voz do presidente Vladimir Putin já tinha dito que as acusações sobre um eventual envolvimento russo não passavam de “especulações”.

“Infelizmente, toda esta história foi criada sob uma enorme quantidade de especulação [e] informações (…) pouco profissionais”, lamentou, citado pelo “The New York Times”.

Os 298 passageiros do Boeing 777, que fazia a ligação entre Amesterdão e Kuala Lumpur, morreram, depois de este se despenhar, em território ucraniano, em julho de 2014.