Investimento estrangeiro produtivo subiu 70%

Manuel Caldeira Cabral foi hoje ao Parlamento desmontar a tese de PSD e CDS segundo a qual a quebra de confiança gerada pelas políticas do governo está a afastar os investidores.

"É um estranho argumento. O investimento caiu por falta de confiança. E foi logo cair o investimento do setor público ", ironizou o ministro da Economia, citando "dados secretos" que estão no site do Banco de Portugal.

"Os dados que estão no site do Banco de Portugal sobre o investimento estrangeiro não demonstram uma debandada do investimento estrangeiro por falta de confiança no governo. Pelo contrário", frisou Caldeira Cabral, que citou um aumento de "70% do investimento estrangeiro produtivo".

De resto, o ministro assegura que o investimento global estrangeiro está a crescer, dando como exemplos investimentos na indústria transformadora, nos serviços, no Imobiliário.

"É estranho isto", apontou ironicamente, garantindo que há "aumento de 7,7% do investimento privado não financeiro".

O ministro assegura que só o investimento público desceu e justifica-o com o facto de estarem ainda em curso os processos de concurso para atribuição de fundos comunitários.

Além disso, Caldeira Cabral diz que foram criados este ano 8 mil postos de trabalho.