Quadros de Van Gogh roubados há 14 anos descobertos em Itália

Quadros estavam na posse de uma organização mafiosa italiana

As obras “A igreja protestante de Noenen” e “A praia de Scheveningen ao começar da tempestade”, de Vicent Van Gogh – que tinham sido roubadas há quase 14 anos de um museu holandês -, foram encontradas esta semana no sul de Itália, anunciou a polícia local.

Os quadros, avaliados em cerca de 30 milhões de euros, foram recuperados durante uma operação da polícia italiana contra o grupo mafioso Camorra. As obras estavam escondidas em Castellammare di Stabia, perto de Nápoles. Segundo o ministro dos Bens, Atividades Culturais e Turismo italiano, o aparecimento dos quadros confirma a tese de que as organizações criminosas estão “muito interessadas em obras de arte, utilizando-as como uma forma de investimento”.

As obras tinham sido roubadas do Museu Van Gogh, em Amesterdão, a 7 de dezembro de 2002. Para além destas telas, também outros quadros famosos foram furtados pelos assaltantes que entraram no museu pelo telhado. O crime foi considerado pelo FBI como um dos dez maiores roubos de arte da história.