Deutsche Bank terá escondido dezenas de empréstimos

Foram encontrados indícios de contabilidade fraudulenta em pelo menos 103 empréstimos a outros bancos e entidades não financeiras.

O Deutsche Bank terá escondido dezenas de empréstimos das suas contas oficiais. Esta é uma das conclusões da auditoria feita ao banco germânico. De acordo com os documentos, foram encontrados indícios de contabilidade fraudulenta em pelo menos 103 empréstimos a outros bancos e entidades não financeiras, de forma a esconder os impactos negativos nas contas. 

Ao longo dos anos, o Deutsche Bank alterou alegadamente as contas para apagar dos registos os empréstimos dados como perdidos, classificando-os como investimentos em derivados e evitando assim a sua contabilização como prejuízos. O banco germânico terá mesmo chegado a acordo com cerca de 30 clientes institucionais para que os empréstimos desaparecessem dos registos de ambos os lados, tornando-se assim mais difícil a deteção das fraudes. 

Caso se confirmem estes dados, o Deutsche Bank ficará novamente numa situação muito delicada, apenas duas semanas após ter sido revelado o possível valor da multa a pagar nos Estados Unidos pelo papel na crise do imobiliário. Os 13 mi milhões de euros sugeridos colocariam o Deutsche Bank em níveis de capitalização de elevado risco e sob o risco de uma intervenção pública de emergência.