Nobel da Economia para Bengt Holmström e Oliver Hart

Oliver Hart e Bengt Holmström são os dois economistas vencedores do prémio Nobel da Economia 2016.

Ambos nasceram na Europa e são professores nos EUA. A Academia Real de Ciências Sueca anunciou os nomes esta segunda-feira e tanto Oliver Hart como Bengt Holmström foram distinguidos pelas “contribuições para a teoria dos contratos”.

O prémio será entregue num cerimónia que se vai realizar em dezembro deste ano e o prémio de 828 mil euros será dividido pelos dois economistas.

De acordo com a informação divulgada esta segunda-feira, "as novas ferramentas teóricas criadas por Hart e Holmström são valiosas para a compreensão dos contratos e das instituições na vida real, bem como das potenciais armadilhas no desenho do contrato".

Para a academia sueca este trabalho é de extrema importante e relembra que as relações que são estabelecidas nos contratos tanto afetam os acionistas das grandes empresas como os proprietários de uma casa. No documento pode ler-se: “Como estas relações tipicamente implicam conflitos de interesses, os contratos devem ser devidamente concebidos para assegurar que as partes tomam decisões mutuamente benéficas”.