Equipa portuguesa termina etapa de Lisboa em oitavo lugar devido a pontos perdidos com a colisão de ontem

Depois da colisão de ontem entre o catamarã da equipa Portuguesa SAIL Portugal – Visit Madeira e o GC32 da Vega Racing, a equipa portuguesa voltou às regatas para o último dia da etapa de Lisboa.

Diogo Cayolla, Skipper da equipa, mostrou-se desanimado com o resultado alcançado no final da etapa: “Este ano, como já tive oportunidade de afirmar, é um ano que definimos para aprendizagem e temos muito ainda para evoluir, mas penso que merecíamos mais um bocadinho. Perdemos 3 regatas com a colisão de ontem que, na minha opinião, podia ter sido evitada pela equipa americana, e isso limitou-nos para o resto da etapa. A maioria dos juízes decidiu que não tínhamos razão no protesto (4 votaram contra e 3 votaram a favor) e temos de aceitar essa decisão”.
 
A equipa suíça Alinghi ganhou o terceiro Ato consecutivo, mas a surpresa do dia foi protagonizada pela Red Bull Sailing Team que, numa emocionante regata final, tirou a Oman Air do pódio lisboeta, ocupando assim o 3º lugar. Em 2º lugar ficou a NORAUTO, uma das equipas convidadas exclusivamente para esta etapa.
 
Desta forma a Oman Air fica apenas 2 pontos à frente da Alinghi na classificação geral e a Red Bull Sailing Team mantem-se na terceira posição, a apenas 4 pontos do segundo classificado. Isto significa que está tudo em aberto para o último Ato da temporada, em Sidney.
 
O Skipper da Oman Air, declarou no final da etapa “Lisboa foi uma excelente etapa e a Alinghi esteve imbatível demonstrando que neste momento são a melhor equipa em prova nos catamarãs GC32. Temos muito trabalho a fazer se os quisermos superar, mas vamos recuperar desta situação”.
 
O Ato 7 foi ganho pela Alinghi, que no final da etapa se mostrou contente com a 3ª vitória consecutiva em Atos e confiante para o Ato 8: “Acho que temos condições para ganhar em Sidney, só precisamos de ganhar à Oman Air. Agora vamos descansar umas semanas para voltarmos mais fortes do que nunca. Vai ser um tudo ou nada na final da temporada!”, declarou Arnaud Psarofaghis, o leme da equipa.
 
O público acorreu em peso à Doca de Pedrouços para ver a prova que proporcionou algumas das regatas mais rápidas até ao momento nesta temporada, com os catamarãs GC32 atingindo cerca de 35 nós de velocidade (cerca de 70 km/hora) e tendo como cenário a icónica Torre de Belém e a Ponte 25 de Abril.
 
A assinalar também no dia de hoje a colisão entre os catamarãs da Thalassa Magenta Racing, a primeira equipa totalmente feminina a competir nas Series, e da SAP Extreme Sailing Team, que obrigou a equipa do Canadá a tirar o barco da água e a fazer reparações, perdendo desta forma quatro das seis regatas do dia.
 
A SAIL Portugal – Visit Madeira fez um extraordinário trabalho noturno de reparação do seu GC32 e conseguiu ter tudo pronto para a final mas a perda de pontos em três regatas fez com que terminasse o Ato 7 na 8ª posição, atrás da Land Rover BAR (6º lugar) e da Vega Racing (7º lugar).
 
Diogo Cayolla concluiu “Tivemos a infelicidade de ter sofrido uma colisão que nos atrapalhou a etapa mas a nossa tripulação tem um potencial enorme, como se comprovou na prestação que tivemos na primeira e na última regata de hoje. Aliás, o nível geral das equipas tem vindo a melhorar em cada etapa.”.
 
Os catamarãs GC32 vão agora viajar até à Austrália para a última etapa da temporada de 2016 que acontece de 8 a 11 de dezembro, em Sidney.
 
Extreme Sailing Series™ Ato 7, Lisboa, posições depois do 4º dia, 23 regatas (09.10.16)
Posição / Equipa / Pontos

1º) Alinghi (SUI) Arnaud Psarofaghis, Nicolas Charbonnier, Timothé Lapauw, Nils Frei, Yves Detrey 252 pontos.
2º) NORAUTO (FRA) Adam Minoprio, Thibault Julien, Thierry Douillard, Matthieu Vandame, Nicolas Heintz 242 pontos.
3º) Red Bull Sailing Team (AUT) Roman Hagara, Hans Peter Steinacher, Stewart Dodson, Adam Piggott, Brad Farrand 223 pontos.
4º) Oman Air (OMA) Morgan Larson, Pete Greenhalgh, James Wierzbowski, Ed Smyth, Nasser Al Mashari 212 pontos.
5º) SAP Extreme Sailing Team (DEN) Jes Gram-Hansen, Rasmus Køstner, Mads Emil Stephensen, Pierluigi De Felice, Renato Conde 192 pontos.
6º) Land Rover BAR Academy (GBR) Neil Hunter, Chris Taylor, Will Alloway, Sam Batten, Rob Bunce 175 pontos.
7º) Vega Racing (USA) Brad Funk, Nick Thompson, Trevor Bund, Erick Rodriguez, Mac Agnese 155 pontos.
8º) Sail Portugal – Visit Madeira (POR) Diogo Cayolla, Frederico Mello, Nuno Barreto, Luís Brito, João Matos Rosa 153 pontos.
9º) Thalassa Magenta Racing (CAN) Sharon Ferris-Choat, Gemma Jones, Mariana Lobato, Annie Lush, Annemiek Bes, Elodie Mettraux 130 pontos.
 
Classificação Geral Extreme Sailing Series™ 2016
Posição / Equipa / Pontos

1º) Oman Air (OMA) 79 pontos
2º) Alinghi (SUI) 77 pontos
3º) Red Bull Sailing Team (AUT) 73 pontos
4º) SAP Extreme Sailing Team (DEN) 61 pontos
5º) Land Rover BAR Academy (GBR) 54 pontos
6º) Sail Portugal – Visit Madeira (POR) 49 pontos
7º) CHINA One (CHN) 29 pontos
8º) Team Turx (TUR) 11 pontos