A Selecção e o vale tudo

Andava eu a conceber a forma de denunciar um anúncio execrável que invadia as nossas casas sempre que a Selecção portuguesa jogava, quando por estratégias de marketing ele desapareceu, talvez para me boicotar o trabalho.

desde o glorioso dia do jogo portugal-holanda que, embora esteja atenta e equipada de bloco-notas e caneta para transcrever o conteúdo do dito anúncio, ele não voltou a aparecer, que eu visse.

recordo apenas as imagens – e duas palavras que, sendo pura mentira, me incomodaram muito.

um adolescente, equipado a rigor, lê uma carta à selecção, perfilada para o escutar.

diz mais ou menos isto: «mostrem à europa que os portugueses não são fracos nem preguiçosos…».

meu jovem amigo: quem te deu esse papel para leres, enganou-te! nenhum país europeu ou mesmo do mundo, onde trabalhem portugueses, tem deles essa imagem.

quem pensa que somos piegas, fracos ou preguiçosos parece ser mesmo só o senhor primeiro-ministro.

na europa, desde as grandes emigrações dos anos sessenta, os portugueses são em todos os países uma das comunidades mais integradas e mais respeitadas.

gostava ainda de te perguntar uma coisa: já tens dezasseis anos? não me parece que tenhas, mas a televisão faz milagres…

caso não tenhas, o que te puseram a dizer é ainda mais grave porque é exploração de trabalho infantil.

quando cresceres e tiveres sentido crítico, não gostarás de mostrar aos teus filhos o vídeo desta tua incursão pelo mundo da publicidade.

agora vais detestar-me. mas espero que te tornes um adulto capaz de não vender a verdade das coisas a qualquer preço.

sabes? os adultos são, regra geral, muito hipócritas.

são capazes de fazer intervenções na assembleia da república, ou em qualquer outro grande fórum, contra o trabalho infantil, se esse trabalho ocorrer em meios sociais muito pobres – onde os filhos, agora mais do que nunca, têm de ajudar os pais, para que a família possa sobreviver.

pelo contrário, quando se trata do trabalho infantil dos filhos da classe alta ou média alta, já não assume nenhum aspecto negativo. como o teu, por exemplo.

aselecção de todos nós é suficientemente boa para não admitir que a sua qualidade seja utilizada para menosprezar a de outros portugueses que dão cartas no mundo.

sabes quem é a joana vasconcelos?

podes ir à net. mas só para te dar um cheirinho, é a primeira mulher do mundo que faz uma exposição de escultura em versalhes.

foi inaugurada esta semana.

o futebol é muito bom para nos esquecermos da crise. mas não vale tudo.

catalinapestana@gmail.com