Vela. EGNOS 52 Super Series Cascais cup

Desde 2010 que os competitivos TP52 visitam a costa atlântica de Cascais e, em 2016, o Clube Naval de Cascais volta a ser o local de eleição dos promotores da classe 52 Super Series, para a realização de um dos mais importantes circuitos de regatas à vela em monocasco do mundo, o EGNOS 52 Super…

Cascais é a 5ª e última etapa deste circuito, internacionalmente premiado e reconhecido, que renasceu das cinzas do TP52 MedCup que terminou em 2011. Com as duas primeiras etapas disputadas em Itália (Toscânia e Sardenha), e a terceira e a quartas realizadas em Espanha (Maiorca e Menorca), ficou a grande final agendada para Cascais, onde os novos campeões serão coroados. Cada evento, com duração de 5 dias, é composto por 10 provas, com 8 a 10 regatas no total.

Ao longo dos cinco dias de evento são esperados cerca de 3000 visitantes para assistirem a um desafio disputado por 10 equipas, de vários países como a GrãBretanha, Rússia, EUA, Itália, Suécia, Turquia e Alemanha.

Em competição, no EGNOS 52 Super Series Cascais cup, estarão cerca de 200 velejadores, alguns dos melhores do mundo, com participação assídua que na America’s Cup, na Volvo Ocean Race e nos Jogos Olímpicos. Os americanos Terry Hutchinson e Ed Baird ambos com duas presenças na Americas Cup e, este último, com uma vitória e o inglês Ian Walker, skipper da Volvo Ocean Race, com várias participações olímpicas e medalhado, são algumas das presenças garantidas em Cascais.

O TP52 (Transpac 52), considerados os “Fórmula 1” dos monocascos é uma classe de barcos de competição originalmente desenvolvida nos EUA por Tom Pollack e reconhecida pela International Sailing Federation.

Os TP 52, monocascos em fibra de carbono, “one-design” de quilha fixa, são máquinas de alta performance concebidas para obedecer a regras de construção muito restritas, capazes de competir em regatas de percursos curtos junto à costa ou de longo curso ao largo, sob várias condições de vento.