Uber é a aplicação mais descarregada

Manifestação dos taxistas serviu de impulso na popularidade dos “rivais”

Uber é a aplicação mais descarregada

O feitiço virou-se contra o feiticeiro. Os taxistas estão em luta contra a regulação, proposta pelo governo, da atividade das plataformas de transportes de passageiros como a Uber ou a Cabify e tinham inicialmente como destino a Assembleia da República. Mas o que aconteceu foi a aplicação da Uber, na descarga das aplicações grátis, ter sido a mais descarregada, ficando mesmo no top como a mais popular da App Store, gerida pela Apple, e sendo a 13.ª na Play Store, da Google. 

As plataformas Uber e Cabify permitem pedir carros descaracterizados de transporte de passageiros através de uma aplicação para ‘smartphones', mas estes operadores não têm de cumprir os mesmos requisitos – financeiros, de formação e de segurança – do que os táxis, reivindicam os taxistas.

Os milhares que saíram nesta segunda-feira às ruas de Lisboa em protesto obrigaram a uma preparação diferente da parte da Uber e da Cabify. Ambas as plataformas enviaram emails aos seus utilizadores a oferecer alternativas ao dia conturbado, pedindo antecipadamente desculpas pela perturbação do serviço e aconselhando à partilha do carro até o dia da manifestação passar.