O homem que prometeu voltar à política em 2017

Foi autarca mais de 20 anos. Ficou famoso por um pontapé, pela participação num reality show e pelos casos de Justiça. 

Avelino Ferreira Torres foi presidente da Câmara de Marco de Canaveses durante mais de 20 anos – de 1983 a 2005 – tendo depois desempenhado o cargo de vereador em Amarante. Os muitos anos que passou à frente de cargos públicos e políticos – ligado ao CDS-PP – nunca foram impedimento para um comportamento mais excêntrico e às vezes incorreto.

Nas últimas semanas, Avelino, atualmente com 71 anos, deixou claro que quer voltar à política. E já em 2017, não referindo, porém, mais detalhes.

Desde a participação num reality show da TVI, em 2005, ao famoso pontapé num jogo do Marco de Canaveses, por discordar do juiz da partida, o antigo autarca tem tido tudo menos uma vida discreta.

Também não é desconhecido da Justiça: em 2004 foi condenado por crimes de peculato, ainda que após recursos (que levaram a alterações dos crimes) tudo tenha prescrito; além disso foi arguido no chamado caso Apito Dourado.

Apesar das críticas de que foi alvo, nas autárquicas de 2009 volta a concorrer à Câmara de Marcos de Canaveses, mas as coisas não lhe correram de feição. Algo, aliás, que viria a repetir-se em 2013.

Avelino Ferreira Torres esteve mais de duas décadas aos comandos do município de Marco de Canaveses, mas foi em Amarante que nasceu – a 26 de janeiro de 1945. É, de entre os membros do Senado do CDS/PP, o único autarca a ser eleito seis vezes.