França. Síria faz Putin adiar viagem a Paris

François Hollande recusou-se a acompanhar o presidente russo a quaisquer cerimónias

Vladimir Putin cancelou uma visita a Paris agendada para a próxima semana ao saber que o presidente francês estava apenas disposto a dialogar sobre a Síria, segundo revelou ontem François Hollande. O Kremlin disse que a viagem foi adiada, mas indicou que a razão disso foi terem sido cancelados os eventos em que o presidente russo iria participar.

Hollande contra uma versão diferente.“Fiz saber ao senhor Putin que se ele viesse a Paris, não o acompanharia a qualquer cerimónia, mas estaria pronto para retomar o diálogo sobre a Síria: ele decidiu adiar a visita”, indicou ontem o presidente francês, num sinal de desconforto causado pelo veto russo no Conselho de Segurança da ONU a uma proposta francesa e espanhola para travar os bombardeamentos em Alepo.

Semanas depois de ter falhado o cessar-fogo negociado entre Estados Unidos e Rússia para o conflito sírio, arrastando com ele uma possível cooperação entre os dois para atacar grupos que considerassem terroristas, França e Espanha avançaram com um projeto paralelo para travar a violência em Alepo, onde o regime sírio tenta por estes dias conquistar os bairros rebeldes, densamente populados, com o apoio de caças russos. Moscovo vetou a proibição de voo sobre a cidade. 

O presidente francês falou ontem sobre “crimes de guerra” em Alepo, cometidos às mãos do regime e seus aliados, e disse que uma discussão que não fosse “firme e franca” seria, nas suas palavras, “uma charada”. Apesar disso, mostrou-se disposto a falar com Moscovo. “Estou preparado para me encontrar com o presidente Putin se conseguirmos avançar com a paz, terminar os bombardeamentos e anunciar uma trégua.”