Aguiar da Beira. Suspeito continua a monte

No local continuam cerca de 200 militares

Pedro João Dias 44 anos, conhecido pela alcunha de “Piloto” e residente em Arouca é até agora o único suspeito identificado procurado pela GNR. As autoridades acreditam que o homem estará escondido na serra da Freita, S. Pedro do Sul. No local continua montado um forte dispositivo policial.

Num balanço da situação aos jornalistas, Pedro Gonçalves, Relações Públicas do Comando Territorial da GNR da Guarda, disse que há cerca de 200 militares no terreno de diversas unidades da GNR, incluindo uma equipa de intervenção. Segundo o major o forte dispositivo montado é decorrente da “situação de elevada perigosidade”.

A GNR acredita que “o suspeito ainda se localiza” na área cercada mas que, dado o vasto conhecimento que tem do local, terá instrumentos para sobreviver nos próximos dias. “Estamos a falar de uma pessoa que, para além de conhecer bem o terreno, acreditamos e temos informações que é um indivíduo capaz de sobreviver alguns dias, uma vez que tem pessoas, propriedades e poderá abrigar-se nesta área”, explicou Pedro Gonçalves.

O major também realçou a dificuldade de acesso da área em questão. “Estamos a explorar todas as linhas de investigação possíveis, mas o terreno é difícil, principalmente junto à linha de água onde existe uma vegetação muito densa, o que dificulta o nosso avanço”, explicou.

Até agora, as autoridades ainda não conseguiram confirmar se o suspeito está ferido mas garantem que não foi avistado por qualquer civil ou elemento das forças de segurança após ter disparado contra um GNR que ficou ferido nas pernas. Este militar já teve, entretanto, alta hospitalar.