Governo confiante nas negociações à esquerda

“A negociação faz parte desta solução de Governo. Ela é permanente”, diz Pedro Nuno Santos, acreditando que até ao último segundo antes do Conselho de Ministros de amanhã será possível chegar a um entendimento com BE e PCP

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares admite que a discussão na especialidade pode ser o momento para limar arestas, mas sabe que para chegar a esse ponto é preciso antes conseguir a aprovação do documento na generalidade.

O aumento das pensões e o fim da sobretaxa de IRS continuam a ser temas que duvidem os parceiros à esquerda do Governo, mas Pedro Nuno Santos assegura que uma medida não servirá de moeda de troca para outra.

"Esta solução de Governo não faz troca de medidas. Trabalhamos em conjunto", disse, reforçando a ideia de que chegarão a um entendimento.

"Vamos voltar a ter um Orçamento bom para o país", prometeu, desmentindo a ideia de que haverá um aumento de impostos.

"A carga fiscal vai baixar", garante com uma farpa à direita. "Quem percebe de enormes aumentos de impostos é o PSD e o CDS".

Pelo que toca ao Governo, há uma garantia: "Nã há substituição da austeridade de direita por uma austeridade de esquerda". Mesmo que o "ajustamento orçamental " seja para continuar.

"O que custa à oposição não é que estejamos a devolver rendimentos ou a cumprir o défice. O que custa à oposição é estarmos a fazer as duas coisas ao mesmo tempo", lançou o governante.