A nova solução para a base das Lajes

“Mas só para pesquisa científica”, diz António Costa

António Costa admitiu em Macau que a base aérea das Lajes pode ser usada pela China se os EUA não renovarem o acordo de exclusividade, mas apenas para fins científicos e não militares.

"Temos um acordo com os EUA, e queremos continuar com esse acordo, mas respeitamos a decisão" dos norte-americanos, disse António Costa numa entrevista difundida nesta quarta-feira pela Bloomberg.

"A base nos Açores é muito importante em termos militares, mas também em termos de logística e tecnologia e pesquisa nas águas profundas e de alterações climáticas", disse Costa, referindo-se depois à China.

"Claro que é uma boa oportunidade para criar uma plataforma de pesquisa científica e estamos abertos a cooperação com todos os parceiros, incluindo a China. Seria uma enorme pena não usar a infraestrutura, e se não para fins militares, porque não para pesquisa científica", questionou o chefe do Executivo no final da entrevista.

Antes, já António Costa tinha garantido que Portugal não tem qualquer problema com os investimentos chineses, que classificou de muito positivos para a economia.