O que é que o Deutsche Bank fez?

O maior banco alemão e uma das maiores instituições financeiras do mundo vai pagar uma multa de 9 milhões de euros

O que é que o Deutsche Bank fez?

O Deutsche Bank vai pagar uma multa de 9,5 milhões de dólares (8,6 milhões de euros) depois de as autoridades bolsistas dos EUA o terem acusado de falhar na guarda de informação de mercado sensível.

A penalização ocorre quando os investidores estão muitos atentos às negociações do banco de Frankfurt, em situação difícil de capital, com o Departamento de Justiça dos EUA, que anunciou querer multá-lo em 14 mil milhões de dólares por envolvimento nas obrigações ‘tóxicas’ garantidas por créditos imobiliários com fraca qualidade, responsabilizadas pela crise financeira de 2008.

De acordo com a autoridade bolsista norte-americana (SEC, na sigla em inglês), o Deutsche Bank encorajou analistas a contactarem frequentemente com clientes e pessoal da área comercial, mas sem se dotar dos controlos internos que impedissem a cedência de informação não publicada durante telefonemas matinais, refeições e conferências.

A lei bolsista exige aos analistas que protejam a designada “informação material não pública”, como recomendações de compra e venda de títulos, para não ser entregue a investidores antes de ser publicada.

“A informação gerada por analistas da pesquisa, como ‘ratings’, opiniões, estimativas e recomendações de compra e venda pode mover mercados”, declarou uma diretora do Departamento Jurídico da SEC, Antonia Chion, em comunicado.

“Os intermediários devem manter e aplicar políticas e procedimentos, razoavelmente concebidos à luz da natureza do seu negócio, para prevenir o mau uso de tal informação”, acrescentou.