Bob Dylan é o vencedor do Prémio Nobel da Literatura

“Pela criação de novas expressões poéticas dentro da grande tradição da música americana”

A Real Academia Sueca, em Estocolmo, anunciou hoje que o Prémio Nobel da Literatura vai ser entregue a Bob Dylan. A Academia justifica a escolha com o facto de o artista norte-americano “ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana”.

Bob Dylan nasceu em Duluth, Minnesota, em 1941, e é uma referência, sobretudo, enquanto músico. Ainda assim, Dylan é também escritor e pintor. No campo da escrita, já em 2008 o Prémio Pulitzer tinha feito uma distinção à sua obra pelo seu “profundo impacto na música popular e na cultura americana, marcada pelas composições líricas e extraordinário poder poético”.

Da sua bibliografia fazem parte seis obras: O primeiro chama-se “Tarantula”, um livro de poesia escrito entre 1965 e 1966 e publicado em 1971. Em 1973 editaria “Writings And Drawings by Bob Dylan” e doze anos depois saía o primeiro de três livros de letras: “Lyrics: 1962 – 1985”, “Lyrics: 1962-2001” (editado em 2004) e “Lyrics: Since 1962” (publicado em 2014). Pelo meio, em 2004, foi também editado o seu primeiro volume de crónicas: “Bob Dylan: Crónicas Vol 1”, que em Portugal foi editado pela Verbo.

O agora Prémio Nobel está a trabalhar, há um bom par de anos, no segundo livro de crónicas. Em 2012, numa entrevista à revista “Rolling Stone”, Bob Dylan disse estar sempre a trabalhar em partes desse livro: “O último foi todo escrito por mim. Nem sei bem se cheguei a ter um editor adequado. Não quero dizer muito mais sobre isso, mas é muito trabalho. Não me importo de o escrever, mas são as releituras e o tempo que demoram a ser feitas que tornam tudo mais difícil.”