Vela. O que não vai querer perder

Do campeonato a acontecer em Cascais, a passar pelo Norte do país até ao Campeonato do Mundo da Juventude na Nova Zelândia, há muito mar para velejar

ESTRELAS NO MAR DE CASCAIS

Cascais volta a receber o circuito de TP52. Até ao próximo sábado disputa-se a Egnos 52 Super Series Cascais Cup que conta com a participação de dez barcos. Esta será a 5ª e última etapa das 52 Super Series 2016. O primeiro dia da prova cascalense terminou com a vitória da embarcação italiana Azzurra, seguida do Quantum Racing, do norte americano Doug DeVos, com o pódio a ficar fechado pela equipa Provezza de Veli Ergin. Com as duas primeiras etapas realizadas em Itália (Toscânia e Sardenha), e a terceira e a quartas em Espanha (Maiorca e Menorca), a grande final ficou agendada para Cascais, onde os novos campeões serão coroados. Em competição, na EGNOS 52 Super Series Cascais Cup, estão alguns dos melhores velejadores do mundo como os norte-americanos Terry Hutchinson e Ed Baird, o inglês Ian Walker e o italiano Vasco Vascotto. 

NORTE ABRE ÉPOCA

A primeira Prova de Apuramento Regional da Classe Optimist, vai realizar-se nos dias 15 e 16 de Outubro, em Leixões com organização do Clube de Vela Atlântico. Esta competição marca o início da época para os atletas da zona Norte do país.Este ano, a prova realiza-se incluída na tradicional “Meeting Cidade de Matosinhos” e irá contar também com a participação de vários atletas espanhóis. Esta é a primeira das 5 provas de apuramento para o Campeonato de Portugal de Juvenis, as restantes serão disputadas a 12 e 13 de Novembro no Clube de Vela da Costa Nova, a 14 e 15 de Janeiro 2017 no Sport Club do Porto, a 4 e 5 de Fevereiro no Clube Naval de Leça e a 11 e 12 de Março no Clube de Vela de Viana do Castelo.

CAMPEONATO DO MUNDO DA JUVENTUDE

A Federação Portuguesa de Vela fez a convocatória da seleção nacional que marcará presença no Campeonato do Mundo da Juventude, que decorre de 14 a 20 de dezembro, na Nova Zelândia. Francisco Maia/Rui Oliveira (420 masculino), Mafalda Pires de Lima/Catarina Coelho (420 feminino), Henrique Brites (Laser Radial masculino) e Federica Franchi (Laser Radial feminino) serão os velejadores que representarão Portugal. Pedro Rodrigues será o Team Leader e Miguel Andrade vai ser o treinador que acompanhará os Laser.