Défice comercial em 4.º lugar

Exportações desceram 1% para 32,8 mil milhões de euros nos primeiros oito meses do ano e as importações caíram para 39,5 mil milhões.

É um sinal claro de uma economia estagnada  em que as exportações de bens e serviços têm registado quedas sucessivas, tanto para o mercado europeu como para o de fora da União Europeia. A diferença entre as exportações e importações de bens em Portugal ascendeu a 6,7 mil milhões de euros nos primeiros oito meses deste ano, igualando o valor registado entre janeiro e agosto do ano passado.

Estes dados, revelados ontem pelo Eurostat, indicam que Portugal continua a ser o quarto país da zona euro com o défice comercial mais elevado. França (-42,8 mil milhões de euros), Grécia (-12,2 mil milhões de euros) e Espanha (-11,5 mil milhões de euros) são os países do Euro que apresentam a balança comercial mais desequilibrada. Os valores revelados pelo gabinete de estatística da Comissão Europeia não estão em percentagem do PIB. Tal como o Instituto Nacional de Estatística (INE) já tinha revelado, as exportações de mercadorias das empresas portuguesas desceram 1% para 32,8 mil milhões de euros nos primeiros oito meses do ano e as importações registaram a mesma queda, para 39,5 mil milhões de euros.