Academia Sueca desiste de tentar contactar Bob Dylan

Será que Dylan vai marcar presença na cerimónia de entrega do Nobel?

Academia Sueca desiste de tentar contactar Bob Dylan

A Academia Sueca desistiu de tentar contactar diretamente com o músico Bob Dylan, a quem foi atribuído o Prémio Nobel da Literatura há quatro dias.

"Liguei e enviei 'emails' para os colaboradores mais próximos e recebi respostas muito simpáticas. Por agora, julgo que é o suficiente", explicou Sara Danius, secretária permanente da Academia, à rádio pública da Suécia.

Bob Dylan ainda não se pronunciou publicamente sobre esta homenagem. Na quinta-feira em que foi anunciada a atribuição do prémio, Dylan deu um concerto em Las Vegas, nos Estados Unidos, e não fez qualquer comentário sobre o sucedido. Não foi emitida também qualquer declaração oficial sobre o assunto.

Este silêncio pode antecipar uma ausência na cerimónia oficial de entrega do prémio, a 10 de dezembro, em Estocolomo. No entanto, Sara Danius tem uma visão diferente do assunto: "Tenho um pressentimento de que Bob Dylan poderá ir. Posso estar enganada e, claro, seria uma pena que não viesse, mas, de qualquer maneira, o prémio é dele e não nos podemos responsabilizar pelo que acontece agora. Se não quiser vir, não virá. Será uma grande festa na mesma".

Recorde-se que Bob Dylan, o músico de 75 anos autor de êxitos como ‘Like a Rolling Stone’, ‘Don’t Think Twice It’s All Right’ e ‘Blowin’ in the Wind’, foi distinguido na passada terça-feira com o Nobel da Literatura "por ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana".