Golfe: Filipe Lima foi o melhor português no “torneio da chuva”

Filipe Lima ficou no grupo dos 17.os classificados no Hainan Open, onde o mau tempo foi o grande protagonista.

A chuva e o mau tempo não perdoaram em solo chinês e as condições climatéricas obrigaram o Challenge Tour a reduzir a prova de 72 para 36 buracos, na ilha de Hainan. Em prova estiveram os golfistas portugueses Filipe Lima e Ricardo Santos que, apesar de não terem conseguido usar o Hainan Open como rampa de lançamento para o top-16 do Challenge Tour, que este ano apura para o European Tour de 2017, consolidaram as suas posições no top 45 – que no final deste mês se qualifica para a NBO Golf Classic Grand Final, a grande cimeira do Challenge Tour que Ricardo Melo Gouveia conquistou no ano passado em Omã.

Filipe Lima voltou a ser o melhor português em campo. O campeão do Najeti Open deste ano terminou no grupo dos 17.os classificados, com 142 pancadas (72+79), 2 abaixo do par do Sanya Luhuitou Golf Club, depois de voltas de 72 e 70.

No total fez 1 eagle, 8 birdies, 1 duplo e 6 bogeys, embolsou um prémio de 2476 euros e manteve a 23.a posição que já ocupava antes na Corrida para Omã.

Quanto a Ricardo Santos, conseguiu uma boa volta de 69 pancadas, 3 abaixo do par, mas foi penalizado pelo cartão de 74 (+2), para terminar com 143 (-1), no grupo dos 28.os classificados.

O campeão nacional totalizou 6 birdies e 5 bogeys e recebeu um prémio de 1780 euros. No ranking do Challenge Tour era o 41.o e desceu para 43.o.

Os dois portugueses seguem agora para o Foshan Open, onde poderão ganhar muitas posições, pois trata-se de um dos Majors do Challenge Tour, com cerca de 456 mil euros em prémios monetários.

Disputa-se na próxima semana (começa no dia 20) no Foshan Golf Club, no distrito de Nanhai, e é por isso que ambos preferiram recusar convites da PGA de Portugal para jogarem nessa data o Portugal Masters. Para eles, nesta fase das suas carreiras, aos 34 anos, é mais importante regressarem ao European Tour, onde já foram estrelas.

Ainda no Hainan Open, destaque para a vitória do alemão de 27 anos Alexander Knappe, com 135 (68+67), -9.

Alexander Knappe conseguiu o segundo título este ano no Challenge Tour, depois do Swiss Challenge presented by Association Suisse de Golf, em junho, que lhe valeu um prémio de 37 483 euros, a subida ao 3.o lugar na Corrida para Omã e, sobretudo, a garantia de ascender ao European Tour em 2017.

Alexander Knappe tornou-se o segundo jogador a conquistar dois torneios do Challenge Tour em 2016, depois de outro alemão, Bernd Ritthammer, e esteve também na luta pelo título noutros dois torneios deste ano, o Cordon Golf Open e o KPMG Trophy.