ARCANA vence prémio de melhor curta metragem em SITGES

Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha – Sitges – atribuiu o Prémio Brigadoon Paul Naschy  ao filme “Arcana” realizado por Jerónimo Rocha e produção da produtora Take it Easy.

Além de “Arcana”, a Take It Easy esteve também presente no Festival com a curta-metragem de animação “Macabre” na secção Anima’t Shorts, também de Jerónimo Rocha, desta em co-realização com João Miguel Real.

Sitges, o Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha vai na quadragésima nona edição e é considerado mundialmente como um dos principais festivais de cinema de género.

A juntar a este grande prémio, a curta metragem “ Arcana"  já conta no seu percurso  com uma lista de prémios e selecções oficiais nos mais diversos festivais pelo mundo fora. – Prémio Cierra Circular para melhor filme, melhor actriz e melhor caracterização no 10º Cryptshow Festival (Espanha), Prémio Melhor Caracterização no Caminhos do Cinema Português 2015 e Grande Prémio na 2º Edição da Área de Contenção – para além de Selecões Oficiais em Festivais Internacionais como Morbido (México), Nocturna (Espanha), San Sebastián Horror and Fantasy Film Fest (Espanha), 7th Telluride Horror Show (Estados Unidos), Buried Alive Film Fest (Estados Unidos), Calgary Underground Film Fest (Canadá), SPASM Cinema Insolite (Canadá), Fanta Festival (Italia), TIFF (Roménia), Leeds International Film Festival (Reino Unido), Portobello (Reino Unido), Celluloid Screams (Reino Unido), 30th Fantasy Film Fest (Alemanha), entre outros.

Arcana conta a estória de uma herética presa numa masmorra algures na Península Ibérica do século XI que conjura formas de se evadir. O projeto é vagamente baseado na Lenda d’A Dama do Pé de Cabra, assim como foi compilada por Alexandre Herculano no seu livro Lendas e Narrativas. Filmada no Palácio Pombal em Lisboa, a curta-metragem é protagonizada por Íris Cayatte e conta com a Fotografia de João Lança Morais (A.I.P.), Direção de Arte de Luís Monteiro e Guarda-Roupa de Isabel Carmona numa produção Take It Easy.

“O Ornitólogo”, de João Pedro Rodrigues foi apresentado na secção não competitiva Seven Chances, contribuindo para uma forte presença Portuguesa este ano em Sitges.

Trailer ARCANA – directed by Jerónimo Rocha from Take It Easy Film on Vimeo.