CDS quer aumento de todas as pensões

O CDS apresentou ontem no parlamento uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado onde inclui o aumento de todas as pensões mínimas. 

CDS quer aumento de todas as pensões

Os centristas querem ver alterado o artigo 88 da proposta do governo, para estender o aumento às pensões que ficaram de fora. “São abrangidas pelo presente artigo todas as pensões do regime geral de segurança social e as pensões do regime de protecção social convergente atribuídas pela Caixa Geral de Aposentações de valor igual ou inferior ao estabelecido no número 1 do presente artigo”. Esta é a nova redacção proposta pelo CDS para o ponto 3, do artigo 88 do Orçamento de Estado, que exclui do aumento de 10 euros as pensões mínimas que foram aumentadas pelo governo Passos/Portas.

Pedro Mota Soares, ex-ministro da Segurança Social, considerou “inadmissível” e “revoltante” esta exclusão por parte do Governo e lembrou que tanto o Bloco de Esquerda como o PCP, que apoiam a proposta de Orçamento do governo,, propuseram no passado aumentos para estas pensões mínimas.