Afinal devemos tomar banho de manhã ou à noite?

Especialistas dão a resposta

Algumas pessoas preferem tomar banho de manhã – dizem que ajuda a despertar. Outras preferem tomar um duche antes de se deitarem – dizem que ajuda a relaxar e, consequentemente, a adormecer. Afinal, quando é que devemos tomar banho?

A professora de psicologia de Harvard disse ao site The Greatest que se deve optar por um banho matinal quando vivemos um ambiente stressante no local de trabalho ou quando somos pressionados para arranjar ideias criativas. Isto porque, segundo a especialista, o duche ajuda a relaxar e a estar alerta ao mesmo tempo, o que facilita o processo criativo – os mecanismos cognitivos relaxam, renovam-se e regeneram-se, o que permite o surgimento de novas ideias com uma maior facilidade.

Mas tomar banho à noite também faz bem. Quem tem dificuldade em ‘desligar’ do dia de trabalho, deve optar por este horário, já que o duche noturno ajuda a reduzir os níveis de cortisol, uma hormona ligada ao stress.

“Aquele arrefecimento depois de sair do banho ou do duche tende a ser um indutor natural do sono”, diz Christopher Winter, médico na American Academy of Sleep Medicine, à mesma publicação.

Mas o banho à noite também traz outros benefícios: vários dermatologistas alegam que um duche noturno ajuda a manter a pele mais limpa.

Por isso, analise bem a sua rotina e veja qual a melhor opção para si.