Golfe. Final arranca amanhã após digressão por Portugal, Espanha e Inglaterra

A Final será jogada no Batalha Golf Course, em São Miguel, a 21 e 22 de outubro.

Após cinco meses de intensa atividade em Portugal, Espanha e Inglaterra, é já amanhã (sexta-feira) que arranca a Final do 3.º Troféu Açores/5.º Troféu Ibérico de Clubes, organizado pela Stream Plan e Club Golf Ibérico, no Batalha Golf Course, na ilha de São Miguel.

Durante dois dias (amanhã e depois), os vencedores de 22 torneios realizados nestes três países, bem como os seus convidados, irão ter o privilégio de competir num campo que há três semanas acolheu o 6º Açores Ladies Open, integrado na segunda divisão do golfe profissional feminino europeu, com algumas promessas do golfe feminino europeu, e também o campo que todos os anos recebe o Açores PGA Open, com a elite dos profissionais portugueses, num ano em que o turismo nos naquela Região Autónoma atingiu novos recordes.

Nos oito últimos torneios de apuramento para a Final do 3.º Troféu Açores os campeões foram: João Lourinho no 5º Torneio do Norte da Delegação Norte da Associação Nacional de Seniores de Golfe, realizado no Campo de Golfe de Amarante; Jean Zaragoza na Symington Cup do Lisbon Sports Club; Alfredo Campos Lopez no III Trofeo Reale Seguros, no Club de Golf Norba, em Cáceres; José Marques Oliveira no Apuramento dos Campeões do Clube – Taça Ibérica, no Montebelo Golfe; João Carlos Gouveia no 7ª torneio da Ordem de Mérito do VerdeGolf Country Club no Furnas Golf Course; António Tendeiro Rodrigues e Rui Brás no Tanquilidade – Race to Açores do Clube de Golfe da Quinta das Lágrimas, no campo da Curia; e José Ricardo Silva na Taça do Capitão do Club Golf Ibérico, no Lisbon Sports Club.

Todas as competições tiveram, ao longo do ano, adesões significativas com jogadores de todo o país e da raia espanhola: 146 participantes no torneio da ANSG Centro no Estoril, 104 no Club Golf Norba, 103 no Golf del Guadiana, 84 em Pinheiros Altos com a Delegação sul da ANSGP, 76 em Miramar, 61 no Belas Clube de Campo, 56 em Praia d’El Rey pelo Clube Millennium BCP, 54 no John O’Leary Day no Buckinghamshire Golf Club, 52 na Taça Dockery, 52 em Amarante, 50 no Lisbon Sports Club, 48 no CampoReal, 42 no Montado, 27 do Clube de Golfe de Viseu, 27 no Furnas Golf Course, 17 na Aldeia dos Capuchos, 14 no Lisbon Sports Club, 12 em Oeiras com a ANSG Senhoras e 9 na Aroeira com o Clube de Jornalistas.

O vencedor NET de cada um destes torneios qualificativos ficou apurado para a Final, desde que com idade igual ou superior a 16 anos. Mas, como em simultâneo com o 3.º Troféu Açores, decorrerá neste final de semana uma competição por equipas, o 5.º Troféu Ibérico de Clubes – Taça André Jordan, foi preciso selecionar um segundo elemento de cada clube. Esse segundo jogador é escolhido pelo vencedor ou pelo campo, pelos critérios que entender. Desta forma, procura-se realçar o espírito de equipa e retoma-se um formato que era caro até há alguns anos à Taça do Mundo de profissionais (World Cup). Alguns clubes optaram por chamar o segundo classificado.

Em todos os torneios as jogadoras e jogadores têm sido brindados com prémios patrocinados pela Murganheira e pela Azores Gourmet, mas mesmo os que não tiveram direito a prémio, puderam degustar os produtos dos patrocinadores, alguns dos quais verdadeiras especialidades regionais açorianas.  

Ao mesmo tempo da Final, e no mesmo campo, decorrerá também a Taça Vinhos de Portugal no dia 22 de outubro, de forma a dar a possibilidade a todos os jogadores federados, a quem não lhes foi possível qualificar para o Troféu Açores, de poder disfrutar do golfe nos Açores enquanto apoia o seu clube na final.

O evento tem o alto patrocínio da Associação de Turismo dos Açores. O promotor é a Stream Plan, empresa que encerra nos seus quadros e em parcerias diretas uma vasta equipa com grande experiência na organização de eventos desportivos (Volta a Portugal em Bicicleta, Volvo Ocean Race, Rali Dakar, Campeonatos do Mundo de Vela, Troféu de Portugal TP52, Lisbon Grand Prix Offshore, WCT Figueira Pro, etc.).

Em golfe, alguns dos seus elementos foram responsáveis ou colaboraram, para além das edições do Açores Ladies Open, na realização de mais de 30 eventos de golfe do European Tour, incluindo o Open de Portugal, Estoril Open de golfe, Madeira Islands Open e Brasil Open, e ainda inúmeros eventos do European Challenge Tour, Ladies European Tour e European Seniors Tour.

José Carmona Santos, o promotor do evento, em nome da Stream Plan, declarou, um dia antes da competição: «Na companhia da marca Açores, da Azores Airlines e dos Vinhos de Portugal, percorremos o País, fomos a Espanha por duas vezes, estivemos em Londres e abrimos pontes para Toronto e Boston. Agora voltamos a casa, aos Açores, no Campo da Batalha, reunidos com os vencedores das classificativas e com outros tantos sócios dos clubes visitados. Sexta-feira e Sábado vão ficar definidos os vencedores das competições em disputa, os campeões dos mais de 1500 participantes do Troféu Açores, certamente o maior e mais internacional circuito de Golf Amador Português. Aos participantes, Clubes e a todos os patrocinadores muito obrigado pelo entusiasmo com que nos tem ajudado a construir este circuito, uma verdadeira rede de Golfistas».