Uma espécie de Barça-Real Madrid, dizem os espanhóis

Os principais jornais espanhóis destacam hoje o jogo do Euro 2012 entre Portugal e Espanha, comparando-o ao clássico FC Barcelona-Real Madrid, e referindo a guerra dos jogadores-estrela Andrés Iniesta e Cristiano Ronaldo pela Bola de Ouro.

«o duelo do campeonato europeu», titula o jornal a marca em grande destaque, acrescentado que «iniesta e cristiano ronaldo medem-se hoje nas semifinais».

recordando que os dois nomes são as grandes estrelas das selecções portuguesa e espanhola, a marca adianta que hoje à noite não se joga só a primeira semifinal do campeonato europeu, mas também a possibilidade de um destes jogadores ser eleito o melhor do torneio.

o jornal lembra ainda que as últimas vezes que as duas selecções se encontraram foi em 2010, tendo a «espanha ganhado o [encontro] que interessava», ou seja, o jogo dos oitavos-de-final do mundial da áfrica do sul.

agora, diz a marca, «portugal está ávido de vingança».

também o jornal as destaca o jogador cristiano ronaldo, considerando-o «o mais em forma do euro».

o jornal destaca uma declaração do seleccionador espanhol, afirmando «com ironia» que este «será o jogo mais importante da vida» da equipa.

o jornal sport diz que del bosque «só quer ‘desactivar’ cristiano ronaldo», reconhecendo que o extremo do real madrid é o maior perigo da equipa portuguesa.

«a roja já é uma lenda», diz o mundo deportivo que considera que nem o cr7 «conseguirá que del bosque renuncie ao estilo de campeões».

um estilo que aquele treinador diz que «mudou a história do futebol espanhol».

o portugal-espanha é também notícia em destaque nos maiores jornais generalistas de espanha, tendo o el mundo puxado o encontro à primeira página e salientado a afirmação de del bosque «portugal está ao mesmo nível de espanha».

o el pais diz que o espanha-portugal será «mais do que um jogo», já que a selecção espanhola vai «defender a sua coroa na semifinal» num encontro que «recria a comparação entre barça e madrid».

o abc mostra que o treinador espanhol receia toda a equipa lusa, tendo referido que «se pode tapar cristiano e ser conquistado por qualquer outro».

também o el periódico dedica a fotografia da primeira página ao jogo e compara-o ao clássico fc barcelona-real madrid mas com a finalidade de chegar à final do euro.

lusa/sol