Escocês Marc Warren comanda com uma boa volta de 8 abaixo do par

O 10º Portugal Masters conta com 120 jogadores e é liderado pelo escocês Marc Warren, vencedor de três títulos do European Tour, o último dos quais em 2014, no Made in Denmark.

Escocês Marc Warren comanda com uma boa volta de 8 abaixo do par

Este ano, as coisas não estavam a correr-lhe bem e tinha em risco a manutenção na primeira divisão europeia, mas desde agosto recuperou a forma.

Obteve um 9º lugar no Aberdeen Asset Management Paul Lawrie Match Play e, sobretudo, um 5º posto no Alfred Dunhill Links Championship, dois torneios escoceses.

Aproveitou o fator casa para garantir a presença no European Tour de 2017.

«No verão trabalhei muito no meu swing. Sinto que nas últimas semanas controlo melhor a bola e as más pancadas já não são assim tão más. O aspeto mental também progrediu», disse Marc Warren, depois de uma primeira volta em 63 pancadas, 8 abaixo do Par, na qual destacaram-se 6 birdies seguidos nos primeiros seis buracos!

«Acho que já tinha feito anteriormente 6 ou 7 birdies seguidos mas nunca o fizera logo no início de uma volta», elucidou, visivelmente satisfeito, o escocês que está classificado no 67º lugar da Corrida para o Dubai e que procura entrar no top-60 para poder aceder ao DP World Tour Championship, que encerra a época no Dubai.

Marc Warren, vencedor da Taça do Mundo de 2007 em parceria com o famoso Colin Montgomerie, tem a liderança do Portugal Masters presa por 1 única pancada, sendo perseguido por cinco jogadores com 64 (-7): os ingleses Eddie Pepperell, Callum Shikwin e Matthew Baldwin, o norte-americano David Lipsky e o finlandês Mikko Korhonen.

O primeiro dia do 10º Portugal Masters ficou ainda marcado por duas boas notícias. Por um lado, Peter Adams, o diretor de campeonatos do European Tour, anunciou que a prova está garantida no calendário de 2017, mas irá decorrer um mês mais cedo, em finais de setembro, uma excelente data num ano em que não há Ryder Cup. Por outro, o European Tour registou hoje 7.014 entradas no Victoria Clube de Golfe, a segunda melhor volta inaugural de sempre na história de dez anos da prova. Só em 2009 houve mais espectadores numa quinta-feira, então com 7.436.