Ricardo Melo Gouveia começa em grande

Ricardo Melo Gouveia começou forte, 12º, no primeiro dia do torneio disputado em Vilamoura. Destaque para as estreias  de João Ramos e Pedro Lencart num dia que ficou marcado pela grande assistência no Victoria Golf Course. Peter Adams,  diretor de campeonatos do European Tour, já confirmou: Para o ano há mais Portugal Masters.

O primeiro dia de Portugal Masters ficou marcado pela grande forma apresentada pelo golfista português Ricardo Melo Gouveia. “Melinho” conseguiu a melhor volta de sempre – pessoal – no Oceânico Victoria Golf Course e terminou a primeira jornada no 12º lugar, empatado com mais nove jogadores, entre os quais dois campeões de torneios do Grand Slam, o escocês Paul Lawrie e o irlandês Padraig Harrington. 

O nº1 português e 161º no ranking mundial cumpriu a primeira volta em 66 pancadas, 5 abaixo do Par, em Vilamoura, o mesmo resultado de todo o seu agregado do ano passado, quanto terminou a única etapa portuguesa do European Tour no grupo dos 31º classificados. 

“Melinho” já tinha revelado o principal objetivo nesta competição: o top-10. No fim do primeiro dia voltou a confirmar a meta e garantiu que o foco continua a ser o mesmo. Ficar entre os 10 melhores.
“Disse que gostaria de ficar no top-10 da prova e vou concentrar-me dia a dia para alcançar esse objetivo. Hoje cumpri os meus objetivos e terminei com uma boa volta”, afirmou Melo Gouveia. 

Ricardo Melo Gouveia tem consciência que pode vir a ser o primeiro golfista nacional a qualificar-se para a Final Series do European Tour, que começa em duas semanas na Turquia, acessível apenas para os primeiros 70 classificados da Corrida para o Dubai, ranking em que surge na 95ª posição esta semana. 

No fim do primeiro dia do mais importante torneio de golfe português, Ricardo Melo Gouveia admitiu que não começou da melhor maneira. “Tive algumas saídas falhadas, daí não ter feito muitos birdies nos primeiros nove buracos. Mas depois, nos segundos nove, joguei mais consistente, tive mais oportunidades de birdie e aproveitei-as”, acrescentou. Ricardo Melo Gouveia, que não perdeu nenhuma pancada em 18 buracos e converteu 5 birdies, nos buracos 5 (Par-5), 11 (Par-4), 12 (Par-5), 15 (Par-4) e 17 (Par-5). Conclusão: Ricardo fez o se exige a um jogador com as suas características, razoavelmente comprido, ao ganhar pancadas nos três Par-5. 

As estreias O profissional do ACP Golfe é o único dos oito portugueses no cut provisório, mas João Ramos, a fazer a sua estreia no Portugal Masters, num campo onde nunca tinha jogado antes, cometeu a proeza de bater o par-71 do desenho do saudoso Arnold Palmer, com uma volta de 70 (-1). 

“Não senti nenhuma espécie de inibição por estar a jogar ao lado destes jogadores. Foi um resultado positivo. Joguei bastante bem do tee ao green. O putt poderia ter estado melhor, mas estou satisfeito com a minha primeira prestação, com a minha primeira volta. O primeiro objetivo é passar o cut”, sublinhou o profissional do Oitavos Dunes, em Cascais, que fez 4 birdies e 3 bogeys, estando a apenas 1 pancada do cut provisório. 

De realçar ainda a presença de Pedro Lencart, o campeão nacional amador, pela simples razão de ser a sua estreia em torneios do European Tour e por, aos 16 anos ser “o segundo jogador mais jovem de sempre a participar nos 10 anos de história do Portugal Masters segundo informações prestadas pelo Press Officer do European Tour, Paul Symes. Nervoso, mas com certezas que o mais importante é a aprendizagem que pode tirar da experiência Lencart, jogador do Club de Golf de Miramar, confirmou “não estar habituado a este estilo de campo e de torneio”, “mas foi bom, dá sempre para aprender”, analisou o amador.

O 10º Portugal Masters conta com 120 jogadores e é liderado pelo escocês Marc Warren, vencedor de três títulos do European Tour, o último dos quais em 2014, no Made in Denmark. Marc Warren tem a liderança do Portugal Masters presa por 1 única pancada, sendo perseguido por cinco jogadores com 64 (-7): os ingleses Eddie Pepperell, Callum Shikwin e Matthew Baldwin, o norte-americano David Lipsky e o finlandês Mikko Korhonen. 
 Os restantes jogadores portugueses na tabela: 107º Pedro Figueiredo (+2) e Hugo Santos (+2), 115º Tomás Silva (+3) e Pedro Lencart (+3), 121º João Carlota (+4)124º Tiago Cruz (+5). 

Peter Adams, o diretor de campeonatos do European Tour, anunciou que a prova está garantida no calendário de 2017, mas irá decorrer um mês mais cedo, em finais de setembro, uma excelente data num ano em que não há Ryder Cup. 
O European Tour registou ontem 7.014 entradas no Victoria Clube de Golfe, a segunda melhor volta inaugural de sempre na história de dez anos da prova. Só em 2009 houve mais espectadores numa quinta-feira, então com 7.436.