‘Artista’ tenta restaurar estátua de Jesus e o resultado é desastroso

A estátua da Virgem Maria com o filho ao colo numa paróquia canadiana foi vandalizada e Jesus ficou sem cabeça. Uma paroquiana tentou ajudar e o resultado parece uma partida de Halloween ou uma ode à Maggie Simpson, só falta a chupeta.

A artista amadora, bem-intencionada é certo, tentou remediar a situação do ato de vandalismo oferecendo os seus serviços, mas pela reação dos paroquianos e da ‘net’, mas valia que não o tivesse feito.

 

 

 

Heather Wise justificou-se dizendo que a nova cabeça de Jesus, feita em barro enquanto a estátua é de pedra branca, é apenas temporária e que está a preparar uma nova peça no material original, com o qual admite nunca ter trabalhado, para o resultado definitivo.

A história recente do restauro de arte sacra não tem sido simpática para os artistas amadores e cheios de boas intenções, que pensam que a devoção lhes compensa a falta de talento.

De recordar é o caso de uma senhora idosa que em 2012 quis restaurar um fresco do século XIX numa igreja em Espanha, e cujo resultado foi também desastroso.