Portugal. Dívida pública é a terceira maior da União Europeia

Portugal foi dos países em toda a União Europeia (UE) que mais viu aumentar a dívida pública durante o segundo trimestre deste ano. Os dados são do Eurostat e foram divulgados ontem.

Segundo o organismo de estatísticas, Portugal registou, em junho, uma dívida de 131,7% do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, o terceiro valor mais elevado em toda a UE. À frente de Portugal ficou apenas a Grécia, com 179,2%, e a Itália, 135,5%.

Já em termos mensais, Portugal registou o segundo maior agravamento e só a Grécia apresentou números piores: Portugal registou uma subida de 2,8 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2016, enquanto a Grécia viu a dívida aumentar 3,1 pontos face ao trimestre anterior. Em comparação com o segundo trimestre do ano passado, os dados mostram ainda que, em Portugal, houve um  agravamento de 2,9 pontos percentuais.

No fim da semana passada, o organismo de estatística já tinha apresentado os valores finais da dívida do ano passado, altura em que Portugal registou uma dívida pública de 129,0% do PIB (231.584 milhões de euros), sendo também aqui o terceiro país mais endividado da União Europeia. Nos dados divulgados ontem, o Eurostat evidencia também um alívio da dívida em 15 países, onde se destaca a Finlândia, Irlanda e Hungria.

Já em relação ao défice público, houve uma redução no segundo trimestre em toda a zona euro. Já em Portugal terá havido um agravamento de 0,9 pontos.