John John Florence cada vez mais próximo de ser campeão do Mundo

O MEO Rip Curl Pro Portugal 2016, décima etapa do circuito mundial de surf da World Surf League (WSL), voltou esta segunda-feira à praia de Supertubos, Peniche, para o quinto dia de competição.

A acção começou pelas 10:20 da manhã com ondas de mais de um metro para a realização das restantes três baterias da quinta ronda da competição. Com a maré e o vento em constante mudança, seguiu-se depois uma pausa na acção até às 15:00, hora a que os quartos-de-final foram para a água e os melhores surfistas do Mundo executaram tubos excelentes em ondas desafiantes perto do público na Praia de Supertubos.
 
John John Florence, 24 anos, continua a ser um dos destaques da prova. O havaiano voltou a mostrar porque está no primeiro lugar do ranking ao derrotar o australiano Julian Wilson nos quartos-de-final. Ao ler as melhores ondas e encontrar vários tubos, Florence fez um total de 16,9 pontos (em 20 possíveis) contra os 13,57 de Wilson.
 
Grande destaque ainda para o sul-africano Jordy Smith. A precisar de chegar à final e vencê-la para impedir John John Florence de conquistar o título mundial já em Portugal, Smith fez a primeira nota perfeita de 10 pontos (em 10 pontos possíveis) da competição e derrotou Sebastian Zietz na quarta bateria dos quartos-de-final. O sul-africano terminou a bateria com 17,40 pontos contra os 13,56 de Sebastian Zietz.
 
A decisão do título mundial fica assim adiada para o último dia de MEO Rip Curl Pro Portugal. Se Florence ganhar esta etapa, será campeão mundial. Se o havaiano ficar em segundo, Smith precisa de ser o vencedor para adiar a decisão para a última etapa do ano, no Havai. Mesmo que Florence fique em terceiro lugar, Smith precisa de ganhar em Portugal para adiar a decisão e manter-se na corrida.
 
Recorde-se que Gabriel Medina, 2º no ranking, mesmo não estando em competição, ainda tem hipóteses matemáticas de conquistar o título mundial de 2016, estando, por isto, à espera do desfecho desta etapa para saber as suas chances.
 
Depois de hoje, são então já conhecidos os últimos quatro surfistas em prova no MEO Rip Curl Pro Portugal. O californiano Kolohe Andino e o havaiano John John Florence têm, então, encontro marcado na primeira meia-final do evento, sendo que o vencedor desta bateria irá encontrar o vencedor da outra meia-final que opõe Conner Coffin a Jordy Smith. O MEO Rip Curl Pro Portugal está então a três baterias de conhecer o seu campeão de 2016.
 
A organização reunirá amanhã pelas 8:00, para avaliação das condições e possível de recomeço de prova às 8.05
 
Meo Rip Curl Pro Portugal Round 5 Results:

Heat 1: Adriano de Souza (BRA) 9.90 def. Joel Parkinson (AUS) 7.57
Heat 2: Julian Wilson (AUS) 16.33 def. Michel Bourez (PYF) 6.06
Heat 3: Conner Coffin (USA) 7.26 def. Jeremy Flores (FRA) 6.17
Heat 4: Sebastian Zietz (HAW) 8.80 def. Stuart Kennedy (AUS) 8.43

Meo Rip Curl Pro Portugal Quarterfinal Results:

QF 1: Kolohe Andino (USA) 17.34 def. Adriano de Souza (BRA) 8.10
QF 2: John John Florence (HAW) 16.90 def. Julian Wilson (AUS) 13.57
QF 3: Conner Coffin (USA) 12.66 def. Miguel Pupo (BRA) 5.94
QF 4: Jordy Smith (ZAF) 17.40 def. Sebastian Zietz (HAW) 13.56

Meo Rip Curl Pro Portugal Semifinal Match-Ups:

SF 1: Kolohe Andino (USA) vs. John John Florence (HAW)
SF 2: Conner Coffin (USA) vs. Jordy Smith (ZAF)