John John Florence é o novo campeão do circuito mundial de surf

O havaiano John John Florence, 24 anos, conseguiu hoje o seu primeiro título mundial, em Peniche, Portugal. O surfista do North Shore de Oahu foi ainda o vencedor do MEO Rip Curl Pro Portugal.

Florence, que sucede ao brasileiro Adriano de Souza, é o quarto havaiano campeão do Mundo e o primeiro depois do tricampeão Andy Irons. John John é ainda o primeiro surfista a conseguir o título mundial antes da última etapa, no Havaí, desde Kelly Slater, em 2011.
 
Esta terça-feira, último dia de competição do MEO Rip Curl Pro Portugal, Florence começou por derrotar o compatriota Kolohe Andino na primeira meia-final, 13,84 pontos contra 8,47, garantindo assim a sua presença no derradeiro heat da competição.
 
Logo a seguir, na segunda meia-final, o sul-africano Jordy Smith, que precisava de vencer este evento para impedir Florence de conseguir o título mundial, perdeu para o norte-americano Conner Coffin, entregando assim o título ao surfista havaiano.
 
Já campeão do mundo, Florence venceu a final do MEO Rip Curl Pro Portugal contra Conner Coffin, num heat onde apostou em manobras aéreas e foi recompensado por isso com elevadas pontuações, destacando-se um 9,5 em 10 pontos possíveis. O surfista havaiano fez 16,67 pontos de total contra os 9,93 de Coffin. Nota ainda para esta que foi a primeira presença de Conner Coffin numa final de uma etapa do circuito mundial. Este resultado deverá ser ainda o suficiente para garantir a manutenção de Coffin no circuito mundial, ele que estava na bolha de requalificação à chegada a este evento.
 
O MEO Rip Curl Pro Portugal chegou ao fim esta terça-feira, na praia de Supertubos, Peniche, em ondas com mais de um metro e meio e vento offshore oferecendo aos surfistas a possibilidade de fazer excelentes tubos e aéreos.