Afinal, devemos ou não lavar os dentes a seguir a todas as refeições?

Especialista dá (finalmente) uma resposta a esta questão

São muitas as pessoas que lavam os dentes a seguir a cada refeição que fazem – têm uma escova e uma pasta de dentes no trabalho para, durante os dias de semana, lavarem os dentes a seguir ao almoço. Mas será que é mesmo necessário lavá-los a seguir a todas as refeições que fazemos?

O site norte-americano She Finds falou com Agustin Drubi, médico fundador da Drubi Orthodontics, na Florida, e chegou a uma conclusão surpreendente: somos demasiado cuidadosos com os nossos dentes.

“Se for feito de forma adequada, lavar os dentes e usar fio dental uma vez por dia é o suficiente”, explica o especialista. “Pessoalmente, lavo de manhã e à noite, altura em que também uso o fio dental. É importante não comer nem beber nada (a não ser água) a seguir a lavar os dentes à noite – esse hábito faz com que as bactérias não se alojem nos dentes durante a noite”, afirma Agustin Drubi.

“Tecnicamente, não lavar os dentes ou usar fio dental durante uns dias não faz mal à saúde. Isto desde que cada lavagem seja bem feita e remova todas as impurezas. Mas como a maioria das pessoas não domina o uso do fio dental, os especialistas recomendam limpezas mais frequentes, de forma a remover toda a sujidade”, explicou ao site SheFinds. “A maioria das pessoas fá-lo por causa do mau hálito, mas a verdade é que também não lavam a língua na sua totalidade, o que provoca o mau cheiro”, acrescenta.

Agustin Drubi diz mesmo que lavar os dentes a seguir a todas as refeições pode danificar a boca: “Logo a seguir a comermos, as nossas bocas ficam num estado ácido devido aos alimentos que foram ingeridos, o que enfraquece o esmalte. Por isso, lavar os dentes durante ou logo a seguir a este processo pode danificar os dentes porque estes encontram-se mais sensíveis”, explica.

“Se tiver de fazer uma limpeza a seguir a uma refeição, costumo lavar os dentes cerca de uma hora depois de comer algo. Isto dá hipótese à saliva de limpar a boca e livrar-se desse ambiente ácido”, aconselha o especialista.