Sampaio da Nóvoa vai doar 83 mil euros a instituições que combatem racismo

As verbas dizem respeito ao saldo positivo da campanha eleitoral

O ex-candidato presidencial Sampaio da Nóvoa vai doar 83 mil euros a instituições ou a grupos que “se batem também por princípios, pela tolerância, contra o racismo, por outras formas de vida na sociedade”. 

As verbas dizem respeito ao saldo positivo da campanha eleitoral. No fim da campanha, o também ex-reitor da Universidade de Lisboa, apresentou uma despesa que ultrapassou ou 924 mil euros e conseguiu receitas que ultrapassaram um milhão de euros, que foram distribuídas entre projectos de cidadania.

No entanto, Sampaio da Nóvoa diz que só dentro de “duas semanas a um mês” irá decidir por que instituições irá distribuir os 83 mil euros.

O ex-reitor falou aos jornalistas durante a cerimónia do doutoramento honoris causa que lhe foi atribuído pela Universidade Lusófona “pelo contributo que dá ao conhecimento no campo das Ciências da Educação”. Distinção que Sampaio da Nóvoa  vê como "um gesto de reconhecimento a um conjunto de gerações, de movimentos que se bateram nos últimos 30, 40 anos pela democratização da escola e pela defesa da escola pública, pela renovação da universidade e da ciência e pela abertura de Portugal ao mundo".