Complemento solidário. Campanha começa em novembro

Serão abrangidos cerca de 140 mil idosos

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social avançou, esta quarta-feira, que a campanha de divulgação do Complemento Solidário para Idoso (CSI) arranca já no próximo mês de novembro.

Durante a audição desta quarta-feira, o deputado do BE José Soeiro questionou Vieira da Silva quanto ao início desta campanha, que a Assembleia da República propôs ao Governo em agosto.

A campanha irá abranger cerca de 140 mil idosos. O governante explicou à saída da audição que está previsto no Orçamento do Estado, para o início de 2017, uma “transferência de informação” aos agentes da GNR, que irão deslocar-se até casa dos idosos – em particular aqueles que se encontrem em locais mais isolados – para “divulgar informação adequada e divulgar direitos às pessoas”.

Vieira da Silva adiantou ainda que serão utilizados “outros serviços públicos”, que contem com a presença de vários idosos, para “centrar” a campanha.

Mas esta não é a única situação problemática com o CSI. O ministro referiu que existem idosos com “dificuldades do ponto de vista da literacia” e referiu que haverá uma campanha para sensibilizar os familiares do idosos para os ajudarem “na elaboração dos requerimentos e no acompanhamento da situação”.