Deutsche Bank surpreende e regressa aos lucros no terceiro trimestre

Com estes resultados, os receios de um colapso que obrigasse à intervenção do Estado alemão começam a ser afastados

O Deutsche Bank conseguiu um lucro de 256 milhões de euros no terceiro trimestre, um resultado que compara com os prejuízos de 6,01 mil milhões de euros registados no mesmo período do ano passado, com as receitas a cresceram 2,2% para 7,5 mil milhões de euros.

Os números ficaram acima das estimativas de vários analistas que antecipavam perdas de 394 milhões de euros. E surgem numa altura em que ainda decorrem as negociações com os Estados Unidos para definir a multa a pagar pelo papel na crise financeira mundial. Com estes resultados, os receios de um colapso que obrigasse à intervenção do Estado alemão começam a ser afastados.

O presidente executivo do Deutsche Bank, John Cryan, considerou que "os resultados trimestrais demonstram a força do negócio das operações e o excelente trabalho dos funcionários".

"Estamos no bom caminho com a transformação do nosso banco. No entanto, esta evolução positiva foi ensombrada nas últimas semanas pela negociação (…) nos EUA".

Já o número de funcionários aumentou 1% até setembro, para 101.115 pessoas, 45.457 dos quais na Alemanha.

Por seu lado, o número de balcões em todo o mundo, por sua vez, reduziu-se entre janeiro e setembro 3%, para 2.712 unidades (na Alemanha baixou 1% para 1.807 balcões).