Governo vai equipar 44 equipas de sapadores florestais

“O reequipamento e a criação de novas equipas representa um esforço financeiro considerável”

Governo vai equipar 44 equipas de sapadores florestais

44 equipas de sapadores florestais vão ser reequipadas em 2018. A garantia foi dada pelo Governo, após o Conselho de Ministros dedicado à reforma do setor florestal, esta quinta-feira.

“O reequipamento e a criação de novas equipas representa um esforço financeiro considerável”, afirmou o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, citado pela Lusa.

Capoulas Santos acrescentou que, a partir de 2017, a comparticipação para as equipas irá aumentar – mais concretamente de 35 para 40 mil euros. Serão ainda criadas 20 novas equipas por ano até 2020.

A área geográfica em que atuam estas equipas será, no entanto, limitada “ao respetivo município” e as suas competências redefinidas.

O Governo “admite a possibilidade” de introduzir equipamentos para aumentar a vigilância florestal, nomeadamente através de “naves tripuladas ou não tripuladas” operadas pela Força Aérea Portuguesa (FAP).

No Conselho de Ministros foi ainda aprovado um diploma para estabelecer a adoção do Programa Nacional de Fogo Controlado. O programa, que terá um custo de dois milhões de euros por ano, “irá disciplinar o uso do fogo por particulares e por profissionais, neste caso bombeiros e forças habilitadas”.