Sem ideias para o fim de semana? Não diga mais nada

Aproveite as sugestões para um fim de semana em grande, de Braga a Lisboa, sem esquecer o Porto.

Sexta-feira

semibreve

A cidade de Braga acolhe, até domingo, a sexta edição do festival de música eletrónica
e arte digital. O Semibreve arranca hoje e prolonga-se até domingo no Theatro Circo, no Gnration e na Casa Rolão. O cartaz conta com nomes imperdíveis no universo da música eletrónica experimental, como são os casos de Rashad Becker e Moritz von Oswald (a atuar em conjunto); Andy Stott, que virá apresentar o seu mais recente álbum “Too Many Voices”; Paul Jebanasam que vem mostrar “Continuum” e que traz consigo Tarik Barri, colaborador responsável pela parte visual do espetáculo; Ron Morelli, chefe da editora L.I.E.S – que vem fazer um DJ_set e um concerto baseado no disco “A Gathering Sound”; ou Laurel Halo que fará em Braga um dos poucos concertos de 2016, já a desvendar material para um novo disco a editar em 2017.

gin lovers party

Começam hoje as celebrações do primeiro aniversário da Gin Lovers Príncipe Real. E a festa arranca com um jantar no Less, às 20h, que terá a oferta de um pairing de sobremesa e um cocktail. A música arranca às 23h, com a Gin Lovers Party, com entrada livre, sem guest list e sem consumo obrigatório!

 

Sábado

Inquietações

O Grande Auditório do Rivoli recebe, às19h, a nova criação de Joana Providência, diretora artística de “Inquietações”, com interpretação e co-criação de Alfredo Bertino, Chiara Zompa, Daniela Cruz, Joana Castro, João Vladimro e Paulo Mota. Uma peça sobre a constante insegurança perante o amanhã nos traz, sobretudo numa altura em que se vê tanta angústia em tantas faces à volta. “Como manter a dignidade perante a vida quando se perde tudo? Até que ponto a nossa felicidade depende de uma estabilidade financeira?”

Denki Udon

O nome pode parecer desconhecido, mas fique-se a saber que se trata do projeto que junta Norberto Lobo, Giovanni Di Domenico e Tatsuhisa Yamamoto e que até já conhece um disco: “In ZDB”. É, precisamente, na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, que os três vão atuar: Norberto na guitarra, Tatsuhisa na bateria e Giovanni no piano. Os três conheceram-se numa das muitas viagens que o guitarrista português fez ao Japão onde encontrou parceiros para as suas experimentações livres, próximas do território do free jazz. No outro concerto da noite, mais uma presença da cena experimental nipónica: a multi-instrumentista Eiko Ishibashi. O concerto está marcado para as 22h e os bilhetes custam 8€.

 

Domingo

Jameson Urban Routes

A fechar a décima edição do festival no Musicbox, em Lisboa, acontece uma matiné de domingo (a partir das 15h) com um concerto dos Liima – a banda que junta os dinamarqueses Efterklang ao baterista finlandês Tatu Rönkkö. O clube do Cais do Sodré recebe ainda a projeção do filme de Eduardo Morais, “Tecla Tónica”, dedicado à história da música eletrónica portuguesa; e os DJ sets de Vive Les Cônes – “duo inspirado em tudo
o que se mexe ou reproduz som desde os anos 80 ao final dos 90’s com grande propensão para a festa brava”_- e ainda oi experimentalismo na pista dos holandeses Le Guess Who?

O homem primitivo

Graziella Moretto e Pedro Cardoso escreveram e interpretam a comédia que está em cena no Teatro da Luz, às 21h30, e que reflete, através de duas histórias paralelas contadas em simultâneo, na presença da opressão sexista nas relações tanto afetivas quanto profissionais. O enredo acaba por se cruzar quando o casal assiste a um documentário chamado “O Crime Perfeito”. Um tema sério abordado com um essencial humor. Os bilhetes custam 12,5€.